Permanganometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
Numa reação de oxirredução sempre há perda e ganho de elétrons, pois os que são perdidos por um átomo, íon ou molécula são imediatamente recebidos por outros. A perda de elétrons é chamada de oxidação e o ganho de elétrons é chamado de redução. Na oxidação, o número de oxidação (Nox) do elemento aumenta (pois ele perde elétrons). Na redução, o número de oxidação (Nox) se reduz(pois o elemento ganha elétrons).
Agente oxidante é o responsável por causar a oxidação de um dos compostos da reação, esse agente oxidante possui o elemento que vai ganhar elétrons, ou seja sofrerá redução.
Agente redutor é a substância que age causando a redução de um dos compostos da reação, o agente redutor será a fonte dos elétrons perdidos, liberados na reação.Hoje em dia as aplicações para asreações de oxirredução são inúmeras, mas não só hoje, muito tempo atrás esse tipo de reação já empregada para muitos objetivos. Um exemplo bastante importante para a época foram os processos de purificação de matais, como o ferro, o cobre e o zinco para a produção máquinas bélicas, como canhões e munição.
A volumetria baseada em reações de oxidação-redução compreende numerosos métodos.Obviamente, ela não se aplica à determinação direta de elementos que se apresentam, inviavelmente, em um único estado de valência. Muitos são os elementos capazes de exibir dois ou mais estados de valência, então, conforme o estado de valência em que se encontram, são possíveis de oxidação ou redução. Geralmente, tais elementos podem ser determinados mediante métodos titulométricos de oxidação-redução.Estes métodos fazem uso de soluções padrões de agentes oxidantes ou de agentes redutores.O ponto final na volumetria de oxidação-redução é identificado visualmente segundo vários métodos, conforme a reação envolvida.
Na titulação com permanganato de potássio, o ponto final é acusado pelo aparecimento de uma coloração rósea, isto acontece porque o reagente é fortemente corado e ele próprio pode atuarcomo indicador (titulação auto-indicada).Nas titulações de oxidação-redução, é usual representar as curvas de titulação dando a variação do potencial no curso da titulação. As formas das curvas de titulação dependem da natureza do sistema considerado. Nas imediações do ponto de equivalência, elas apresentam uma variação brusca do potencial.A permanganometria é o método titulométrico maisimportante de óxido-redução que usa como reagente titulante o permanganato de potássio, agente oxidante poderoso.
As soluções com essa substância possuem coloração violeta intensa; na maioria das titulações o ponto final é detectado pela coloração do íon permanganato dispensando, portanto, o uso de indicadores.
Geralmente as titulações com permanganato de potássio são feitas em soluçõesácidas, mas algumas substâncias são mais facilmente oxidadas em meio neutro ou alcalino.
Uma das desvantagens da permanganometria é o fato do permanganato de potássio não apresentar as características de padrão primário, assim não é possível uma preparação direta de uma solução deste reagente. Sua solução costuma conter óxido de manganês como impureza. O dióxido de manganês acelera notavelmentea decomposição do permanganato em solução aquosa, sendo esta decomposição catalisada pela luz, calor, ácidos e bases.
Em solução sofre auto-decomposição com desprendimento de oxigênio, como mostra a equação química abaixo:
4 MnO4- + 2 H2O 4 MnO2 + 4 OH- + 3 O2
A auto-decomposição das soluções neutras, e na ausência de dióxido de manganês, épequena. Uma solução de permanganato de potássio 0,1 M, livre de impurezas e conservada em frasco âmbar, perde cerca de 0,2 % da sua capacidade em seis meses.
Como o permanganato de potássio é um poderoso oxidante, suas soluções são de grande valor para as determinações titulométricas. Em soluções ácidas, a redução pode ser representada pela equação: MnO4- + 8 H+ + 5 e- Mn2+ + 4 H2O...
tracking img