Permacultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
DISCIPLINA ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA
PROF: VANESSA BÜTTOW SIGNORINI

ALUNOS: ELIAS WIGG CUNHA, VITOR LEAL, JULIANA FARIAS
Rio Grande, maio, 2011

Projeto de Artigo a partir de revisão bibliográfica

PERMACULTURA, AÇÃO SUSTENTÁVEL

RESUMO
A união entre as palavras permanentee agricultura resulta na permacultura. Uma proposta nascida no início da década de 70, a fim de transformar os sistemas vigentes da atual sociedade. Ela se caracteriza por enfatizar a convivência perfeita entre homem e natureza através de princípios éticos e de design, os quais utilizam métodos ecologicamente saudáveis e economicamente viáveis. Respondendo às necessidades básicas sem explorar oupoluir o meio ambiente e tornando-se auto-suficientes a longo prazo.
Palavras chave: permacultura; princípios; meio ambiente.

ABSTRACT
The union between the words permanent and agriculture results in permaculture. This proposition was born in the early '70s in order to transform current systems of the present society. It is characterized by emphasizing the perfect harmony between man andnature through design and ethical principles, which use a reliable environmentally methods and economically feasible. Permaculture answers to basic necessities without exploiting or polluting the environment and becoming self-sufficient in the long term.

Keywords: permaculture; principles; environment




INTRODUÇÃO

Ao longo de milhares de anos a humanidade viveu em comunidadessustentáveis, em contato íntimo com a natureza, desenvolvendo uma gigantesca diversidade cultural, onde em geral imperava uma estrutura social de apoio mútuo e cooperação. Num cenário de crise financeira, ser ecológico é uma questão de sobrevivência, apenas aplicando mudanças no gerenciamento a partir dos conhecimentos tecnológicos que assume um papel estratégico na sociedade hoje em dia.
Apresente pesquisa tem como o objetivo analisar a permacultura, citando tecnologias ecológicas no âmbito das construções por meio de seus conceitos e idealizações. Aprimorar técnicas de aproveitamento de fatores naturais, buscar a sustentabilidade com o mínimo de impacto ambiental tendo uma sociedade ecologicamente correta como justificativa. A permacultura é um método para planejar, atualizar e mantersistemas de escala humana tais como casas, vilas e comunidades, ambientalmente sustentáveis, socialmente justas e financeiramente viáveis.













DESENVOLVIMENTO

Modelos alternativos ao padrão insustentável das sociedades modernas, incorporado os conhecimentos da moderna tecnologia que existe hoje, é o próximo passo que queremos que o nosso planeta dê, pois se quisermossobreviver como espécie, teremos que aprender a viver de forma sustentável e ecologicamente correta. Modelos de sustentabilidade desenvolvidos ao longo de todos esses anos por milhares de pessoas no mundo todo formam uma grande cadeia de soluções aos atuais problemas da humanidade e fonte de riquíssimas experiências, que podem ajudar a re-conectar as pessoas a Terra numa forma que permita o bemestar de todas as formas de vida e futuras gerações.
No início dos anos 70, na Austrália, surgiu a Permacultura. Uma proposta de dois agricultores/filósofos David Holmgren e Bill Mollison, originadas da observação das formas da natureza e das comunidades humanas que sobreviviam há milênios. Desta forma, eles perceberam ser possível criar agro-sistemas altamente produtivos, estáveis e recuperadores daecologia local. Ela mostra que a sustentabilidade é possível através de ações cotidianas responsáveis. A Permacultura significa muito mais do que a auto-suficiência em alimentos e envolve construção de habitações, reciclagem de “lixo” e água, geração de energia, educação, terapias, estratégias legais e comerciais, sistemas de crenças, organização social, métodos organização regional, e agrega...
tracking img