Permacultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PERMACULTURA


O conceito de Permacultura* foi desenvolvido por Bill Mollison e David Holmgren. Nos anos de 1950, Mollison começou a perceber que grande parte dos sistemas naturais, nos quais vivia, estavam desaparecendo. Os cardumes de peixes estavam diminuindo, as algas que cobriam as praias começavam a desaparecer e grandes áreas de floresta estavam morrendo. Depois de muitos anos comocientista trabalhando para a CSIRO – Organização para a Pesquisa Científica do Reino Unido, na Seção de Pesquisa de Vida Silvestre e para o Departamento de Pesqueiros Interiores da Tasmânia, começou a protestar contra os sistemas políticos e industriais mundiais. Em 1968, começou a ensinar na Universidade da Tasmânia e, em 1974, com David Holmgren, desenvolveu uma estrutura de trabalho para umsistema agricultural sustentável, baseado na policultura de árvores perenes, arbustos, ervas, vegetais, fungos e tubérculos, para o qual criaram a palavra Permacultura. Este trabalho culminou em 1978, com a publicação do livro “Permacultura Um”, seguido, um ano mais tarde, por “Permacultura Dois”.
Nos anos de 1970, Bill Mollison via a Permacultura como uma associação benéfica de plantas eanimais em relação aos assentamentos humanos, em sua maioria direcionada para a auto-suficiência doméstica e comunitária, e possivelmente como uma “iniciativa comercial”, a partir do excedente daquele sistema.
Todavia, a Permacultura veio a significar mais do que suficiência alimentar doméstica. Auto-suficiência alimentar não tem sentido sem que as pessoas tenham acesso a terra, à informação e aosrecursos financeiros. Então, nos anos mais recentes, a Permacultura passou a englobar também estratégias financeiras e legais apropriadas, incluindo estratégias para o acesso a terra, negócios e autofinanciamento regional. Dessa forma, trata-se de um sistema humano completo.


Permacultura: origens, conceitos, objetivo e filosofia
Podemos dizer que as origens da Permacultura existem hácerca de dez mil anos, porque no nascedouro dessa atividade humana estavam presentes a observação e o respeito à natureza que caracterizavam o ser humano àquela época, e que, até hoje, servem de sustentação conceitual e prática desta que é chamada, também, de Agricultura Permanente. Foi também nesse tempo que surgiram as primeiras ecovilas, que, ressurgiram em nossos dias como marca demodernidade e já se multiplicam por todo o mundo, combinando, de forma sustentável, a Permacultura e a Agricultura Familiar.
O conceito de Permacultura envolve o que finalmente estamos começando a entender: que o homem é somente um dos componentesda natureza, o qual está ligado a outros elementos, e que a Terra é uma comunidade organicamente entrelaçada de plantas, animais e microorganismos,sustentando outras formas de vida. Portanto, as práticas da Permacultura seguem estratégias que estabelecem a utilização
e a produção sem desperdícios, implementando sistemas produtivos interligados, mantendo a diversidade, a fertilidade e a estabilidade dos processos naturais. Esses princípios básicos podem ser reproduzidos em qualquer bioma do mundo. Neste sentido, podemos dizer que a Permaculturatambém é adequada às condições ambientais e sociais do Brasil. Assim, depois de ter suas práticas validadas e incorporadas pelo PNFC – Projeto Novas Fronteiras da Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável (PNUD BRA – 97/015), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural - SDR/MA (Ministério da Agricultura), podemos dizer que a Permacultura serve às políticas de governo, nos níveis federal,estadual e municipal como fortalecimento da agricultura familiar e da geração de emprego, renda e sustentabilidade no meio rural brasileiro. Então, podemos dizer que Permacultura envolve o planejamento e a manutenção conscientes de ecossistemas agriculturalmente produtivos, que tenham a diversidade, estabilidade e a resistência dos ecossistemas naturais. É a integração harmoniosa das pessoas e a...
tracking img