Perixossomos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 
PEROXISSOMOS
Os peroxissomos são organelas pequenas delimitadas por membrana e que contêmenzimas envolvidas em uma grande variedade de reações metabólicas, incluindovários aspectos do metabolismo energético. Embora os peroxissomos sejammorfologicamente similares aos lisossomos, eles são montados, como asmitocôndrias e os cloroplastos, a partir de proteínas sintetizadas nos ribossomoslivres eimportadas como cadeias polipeptídicas completas. Embora não possuamgenoma próprio, os peroxissomos parecem-se com as mitocôndrias e oscloroplastos, pois reproduzem por divisão. A maioria das células humanas contémcerca de 500 peroxissomos.Estas organelas estão presentes em todas as células eucarióticas, não possuemDNA próprio, nem ribossomos e suas proteínas são importados do citosol.Dentre asenzimas mais encontradas nos peroxissomos destacam-se a catalase, aurato oxidase, a D-aminoácido oxidase e enzimas responsáveis pela b-oxidação dosácidos graxos.Está relacionada ao armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido dehidrogênio (água oxigenada - H2O2), uma substância tóxica que necessita ser degradada.Dessa forma, a enzima catalase reage com o peróxido de hidrogênio produzindoágua(H2O) e oxigênio molecular (O2).Problemas decorrentes da ausência dessa organela ou síntese anômalacorrelacionada à disfunção genética podem causar doenças metabólicas crônicasenvolvendo diversos órgãos e sistemas orgânicos, como por exemplo, a síndromede Zellweger: doença congênita interligada aos rins, ossos, fígado, cérebro eglândula adrenal, alterando todo o funcionamentocorpóreo.Os peroxissomos também estão envolvidos na produção de ácidos biliaressintetizados no fígado. Nos vegetais são importantes reguladores do processogerminativo, convertendo os lipídios armazenados nas sementes em açúcares

Os peroxissomos são organelas membranosas presentes no citoplasma das células vegetais e animais, formando vesículas arredondadas, cuja função está relacionada ao armazenamento de enzimas quecatalisam o peróxido de hidrogênio (água oxigenada - H2O2), uma substância tóxica que necessita ser degradada. 

Dessa forma, a enzima catalase reage com o peróxido de hidrogênio produzindo água (H2O) e oxigênio molecular (O2). 

Representação da reação de oxidação: 

2 H2O2 + Enzima Catalase → 2 H2O + O2 

Nos vertebrados, os peroxissomos, numerosos principalmente nas células de órgãoscomo os rins e fígado, ocupam cerca de 2% do volume celular hepático. Nesses órgãos, realiza a desintoxicação do organismo, oxidando substâncias absorvidas do sangue. 

Problemas decorrentes da ausência dessa organela ou síntese anômala correlacionada à disfunção genética podem causar doenças metabólicas crônicas envolvendo diversos órgãos e sistemas orgânicos, como por exemplo, a síndrome deZellweger: doença congênita interligada aos rins, ossos, fígado, cérebro e glândula adrenal, alterando todo o funcionamento corpóreo. 

Os peroxissomos também estão envolvidos na produção de ácidos biliares sintetizados no fígado. Nos vegetais são importantes reguladores do processo germinativo, convertendo os lipídios armazenados nas sementes em açúcares.
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado emBiologia

PEROXISSOMOS

Definição: São organelas envoltas por uma única membrana que possui em seu interior enzimas oxidativas, em torno de 40 tipos, que removem o átomo de hidrogênio de substratos orgânicos específicos (R), em uma reação oxidativa que produz peróxido de hidrogênio (H2O2).
RH2 + O2   R + H2O2 
Estas organelas estão presentes em todas as células eucarióticas, não possuem DNApróprio, nem ribossomos e suas proteínas são importadas do citosol. 
Dentre as enzimas mais encontradas nos peroxissomos destacam-se a catalase, a urato oxidase, a D-aminoácido oxidase e enzimas responsáveis pela -oxidação dos ácidos graxos. 

          Funções: O H2O2 é utilizado pela catalase para a reação peroxidativa (H2O2 + R’H2   R’+ 2H2O) de fenóis, álcool, formaldeído, ácido fórmico....
tracking img