perioodo interbiblico

457 palavras 2 páginas
A razão da prosperidade de Jó
Pr. Ricardo Moreira
Qui, 10 de Abril de 2008 23:36

1
2
3
4
5
(25 votos, média: 3.00 de 5)
>> 6 coisas maravilhosas
>> A excelência do nome de Jesus
16
Desde a sala das crianças aprendemos sobre a história de Jó, seu sofrimento e a forma como passou por tudo sem blasfemar contra Deus. Agora quero discutir um pouco sobre a prosperidade de Jó, ou melhor, a riqueza que ele possuía que no segundo capitulo do livro de Jó já é relatado. Vamos discutir hoje sobre o texto de Jó cap. 1 vs. 10 (se você não conhece o texto sugiro que leia antes de continuar).
Como todos os grandes homens da bíblia Jó foi também muito rico, conforme registrado no cap. 01 vs. 03
Possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; era também mui numeroso o pessoal ao seu serviço, de maneira que este homem era o maior de todos os do Oriente.”
Tanta prosperidade, dedicação e fé foram referencia em sua época, até o próprio Deus que faz um comentário quanto a sua vida no vs. 08
Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal.”
Para questionar o exemplo de vida de Jó satanás usa um argumento bastante contundente contra Deus no verso 09 e 10
Então, respondeu Satanás ao SENHOR e disse: Porventura, teme Jó a Deus em vão? Porventura, não o cercaste tu de bens a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e o seu gado está aumentado na terra.”
A partir daí começa o sofrimento de Jó, pois o Senhor Deus permite que satanás toque em suas finanças, depois nos filhos e até na saúde. Em outra oportunidade nós falamos sobre isso, mas por hoje vamos compreender por que Jó era protegido por Deus. No verso 09 satanás questiona a Deus se Jó não o servia por interesse, mas no verso 01 fala que Jó era Integro, reto e temente a Deus. Vs. 01
Havia um homem na terra de Uz,

Relacionados