Periodontite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Periodontite

Periodontite refere-se a uma inflamação do tecido gengival associado a algumas perdas do ligamento periodontotal e do suporte ósseo, conforme a progressão pode haver destruiçãodo ligamento periodontal e do osso associado ao dente. Com a migração do epitélio para a superfície das raízes resulta em uma formação de bolsa periodontal, podendo assim ocorrer a eventual perda odente.
Ao longo dos anos a presença da doença era relacionada ao acumulo de placa dental no dente ou sob a gengiva. Muitos pesquisadores acreditam agora que a periodontite ocorra não so pelapresença da placa mas, por modificações de espécies bacterianas na mesma, a presença de bactérias patogênicas é essencial, mas insuficiente para produzir periodontite.
Outros fatores como:tabagismo, diabetes e pré-disposição hereditária são determinantes importantes da presença e severidade de doença periodontal significativa, embora a periodontite leve a moderada esta presente na maioria dosadultos somente 5% a 20 % da população desenvolvem doenças generalizadas e severas.
A periodontite agressiva inicia-se tipicamente por volta de 11 a 13 anos e tem uma forte tendência familial,suas características são:
Inicio circumpuberal, perda se inserção localizada nos primeiros molares e incisivos.












Tratamento

A atenção inicial deve ser direcionadapara a eliminação de qualquer fator de risco, mesmo com o tratamento adequado e a melhora da higiene oral muitos pacientes não respondem a terapia a menos que certos fatores sejam eliminados, sendo eles:tabagismo e diabetes controladas inadequadamente.
Com esse controle o tratamento é direcionado para a remoção da placa bacteriana, raspagem, alisamento radicular e curetagem, servindo paratratamento de periodontia inicial.
Nos casos de periodontite de natureza crônica os antibióticos não são usados em geral, exeto em pacientes que não respondem ass terapias convencionais. O uso...
tracking img