Periodo sócratico

Características do período socrático, motivos pelos quais Sócrates foi levado a julgamento, por que Sócrates incomodava a elite ateniense com suas idéias?, Por que as perguntas de Sócrates deixava osgregos embaraçados?, Por que Sócrates considerava as opiniões falsas?

O período socrático apresenta como características:
A filosofia se volta para as questões humanas: ações, comportamento,crença e valor
Estabelecem procedimentos que nos levam a verdade
Busca encontrar a essência dessas virtudes e valores: justiça, coragem, amizade, piedade, amor.
A opinião, as percepções e imagenssensoriais são consideradas falsas, mentirosas, contraditórias para se conseguir a verdade.

Os autos do julgamento de Sócrates alegam que o pensador grego foi condenado por corromper a juventudeateniense, não acredita nos deuses e violar as leis.

Uma das maiores características de Sócrates era a Arte do Diálogo. Sócrates fazia perguntas sobre as idéias, sobre os valores nos quais os gregosacreditavam e que julgavam conhecer. Com tais perguntas e atitudes, ele não ensinava, mas sim fazia com que seu interlocutor refletisse sobre seu conhecimento, usasse a razão e encontrasse os pontosfracos de seu pensamento, deixando os interlocutores embaraçados, irritados, curiosos, pois, quando tentavam responder ao célebre “o que é?”, descobriam surpresos, que não sabiam responder e que nuncatinha pensado em suas crenças, em seus valores e em suas idéias e como essas conversas ocorriam em lugares abertos, como praças ao mercado, dialogar com Sócrates, muitas vezes era se expor ao ridículona frente da sociedade ateniense.

Para os sofistas, o que existe são opiniões: boas e más, melhores e piores, mas jamais falsas e verdadeiras. Sócrates por buscar o conhecimento verdadeiro eracontra os sofistas, afirmando que eles não eram filósofos, pois não tinham amor pela sabedoria nem respeito pela verdade, já que defendiam qualquer idéia. Assim, corrompendo o espírito dos jovens, pois...
tracking img