Periodo quaternario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O período Quaternário viu a flora e a fauna de insetos. Contudo muitos tipos de mamíferos extintos ainda existiam, e geralmente de grande porte, que sobreviveu até à idade do gelo do Pleistoceno.ERA CENOZÓICA geral

A Idade dos Mamíferos

Durante os 65 milhões de anos da Era Cenozóica ou Idade dos Mamíferos foi quando mundo assumiu a sua forma moderna. Invertebrados, peixes, répteis eramessencialmente modernos, mas mamíferos, pássaros, protozoários e ainda plantas com flores evoluíram e desenvolveram-se durante este período.

A Era Cenozóica é dividida em dois períodos muitodesiguais, o Terciário (que compõe quase todo o Cenozóico), e o Quaternário que é somente os últimos dois milhões de anos. O Terciário é dividido em dois sub-períodos o Paleógeno e o Neógeno.

Clima:Durante o Paleógeno o clima mundial era tropical morno, semelhante ao encontrado no Mesozóico. O Neógeno viu um esfriamento drástico no clima do mundo, possivelmente causado pelo soerguimento doHimalaia. Durante o período Quaternário o clima frio continuou resultando na idade do gelo, ou uma série de idades do gelo com períodos mornos.


Era Cenozóica
Era geológica que compreende osperíodos Terciário e Quaternário. Nela, a fauna e a flora adquiriram suas formas atuais. Iniciada há aproximadamente 66,4 milhões de anos, estende-se até a atualidade. Nos últimos 50 milhões de anos todos asoscilações da temperatura tiveram como origem a posição do Sol em relação à Terra, devido à mudança no eixo de inclinação desta em relação àquele. Ou seja, as glaciações ocorridas tiveram lugar devidoàs alterações periódicas dessa posição relativa, que varia a cada 41.000 anos. Há 3,6 milhões de anos o gelo cresceu no norte e o planeta ficou mais frio. A África secou desaparecendo assim as matasonde viviam os hominídeos, fazendo surgir o gênero Homo adaptado a caminhar nos campos. Há 900 mil anos, o atual padrão de glaciações, de 100 mil anos de duração com intervalos de 8 a 40 mil anos,...
tracking img