Periodo pré socrático

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeiros filósofos gregos, os pré-socráticos vivem entre o séculos VII a.C. e VI a.C. Ele recebem essa denominação por ter vivido antes de Sócrates, que desloca o foco da reflexão filosófica danatureza para o homem e o mundo das idéias. A característica comum aos pré-socráticos é a preocupação com o mundo natural. Ao tentar explicar a natureza das coisas reduzindo sua multiplicidade a um únicoprincípio, eles rompem com a forma de pensamento do mundo antigo. Inauguram uma nova mentalidade baseada na razão e não mais no sobrenatural e na tradição mítica.
O primeiro Filósogo gregoconhecido foi Tales de Mileto que viveu por volta do ano 600 a.C. Tales na companhia de Anaximandro e Anaxímenes defendia que a água, o indefinido, e o ar eram o princípio ou origem de todas as coisas.Preocupavam-se em encontrar a unidade por detrás da multiplicidade dos objectos do universo, e o princípio de explicação da natureza a partir da própria natureza.
Parménides, foi o fundador da escolaeleática. Defendia a imutabilidade e unicidade do ser, afirmando que a multiplicidade e a mudança eram apenas aparências. Zenão, que foi seu discípulo, viria a defender as teses de Parménides sobre aimutabilidade do real.
Anaxágoras foi o primeiro filósofo registrado pela história a ter afirmado a existência de um princípio inteligente como causa da ordem do mundo. Para ele o espírito é que ordenavatudo e daí tudo era causa.
Empédocles, foi o criador da teoria dos quatro elementos que vigoraria até a era moderna: terra, água, ar e fogo, seriam os componentes últimos das coisas, ora reunidossob a atracção do amor, ora separados pela força da discórdia
Heráclito de Éfeso, conhecido também como “o obscuro”, pois escrevia e falava de forma obscura, não fazendo questão que ninguém oentendesse devido à sua misantropia, ao desprezo que tinha por todos e por tudo aquilo que era honrado em sua época. Para ele o fogo é logos, é razão. Assim, a idéia de inteligência que estava implícita...
tracking img