Periodo paleolitio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PERÍODO PALEOLÍTICO

Professora – Carmem Lucia Jorge Fraga
Aluna – Bruna Steinheuser
Centro Universitário Leonardo Da Vince.(UNIASSELVI)
Curso de História Turma – ( HID – 0186)Modulo-III
05062012
RESUMO

A Pré-História divide-se em Idade da Pedra, do Bronze e do Ferro. A idade da Pedra foi dividida em dois períodos:Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada, Mesolítico período conhecido como período de transição, Neolítico ou Idade da Pedra Polida e Idade Dos Metais. Nos tempos primitivos não havia documentos escritos sobre a vida nem sobre o homem. O Paleolítico ou Idade da Pedra, refere-se ao período da pré-história que vai de cerca de 2,5 milhões a.C., quando os antepassados do homem começaram a produzir osprimeiros artefatos em pedra lascada até cerca de 10.000 a.C. é dividido em Paleolítico Superior, Médio e Inferior. O Paleolítico coincide com o final da época geológica Pleistocena do período geológico Neogeno. O termo Paleolítico foi empregado pela primeira vez pelo historiador John Lubbock. Foi precedido pelo período pré-histórico que alguns historiadores chamam de Eolítico. Neste período os homenseram essencialmente nômades caçadores e coletores, tendo que se deslocar constantemente em busca de alimentos. Desenvolveram os primeiros instrumentos de caça, feito em madeira, osso ou pedra lascada, e dominaram o uso do fogo. Desenvolveram a arte rupestre e a organização da família, religião, rituais, alimentação, vestuário e habitação e a evolução das espécies de hominídeos locais e região, comono Brasil algumas características de vestígios encontrados.

Palavras – Chave: Evolução. Fogo. Arte Rupestre. Nômade. Caçador. Coletor.



1 INTRODUÇÃO

A Pré-História divide-se em Idade da Pedra, do Bronze e do Ferro. A idade da Pedra foi dividida em dois períodos: Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada, Mesolítico período conhecido com período de transição e Neolítico ou Idade daPedra Polida. Nos tempos primitivos não havia documentos escritos sobre a vida nem sobre o homem.

O Paleolítico ou Idade da Pedra, refere-se ao período da pré-história que vai de cerca de 2,5 milhões a.C., quando os antepassados do homem começaram a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada até cerca de 10.000 a.C. Neste período os homens eram essencialmente nômades caçadores ecoletores, tendo que se deslocar constantemente em busca de alimentos. Desenvolveram os primeiros instrumentos de caça, feito em madeira, osso ou pedra lascada, e dominaram o uso do fogo. Por isso é importante discutir com o aluno este período da Pré Historia que foi um do mais longo dos períodos e desta forma construir conhecimentos significativos com o aluno é a proposta do trabalho com esta pesquisasobre este período que vamos estudar ?

Este longo período histórico subdivide-se em Paleolítico Inferior (até há aproximadamente 300 mil anos) e Paleolítico Superior (até 10 mil a.C.). Há certa discordância entre estudiosos quanto a essa divisão, sendo que alguns intercalam um Paleolítico Médio entre o Inferior e o Superior. O Paleolítico coincide com o final da época geológica Pleistocena doperíodo geológico Neogeno. O termo Paleolítico foi empregado pela primeira vez pelo historiador John Lubbock. Foi precedido pelo período pré-histórico que alguns historiadores chamam de Eolítico, e sucedido pelo Neolítico. Na Europa e em outros locais onde ocorreram glaciações, intercala-se o período chamado Mesolítico entre o Paleolítico e o Neolítico e as conquistas deste período local e regiãoonde desenvolveu e ocorreu a evolução das espécies o que surgiu em cada um destes período a forma de vida moradia, vestimenta, alimentação, família, religião, arte rupestre e o domínio do fogo. Inclusive nos vestígios encontrado no Brasil sobre o Homem e sua evolução Histórica.


2 DESENVOLVIMENTO

A Pré-História divide-se em Idade da Pedra, do Bronze e do Ferro. A...
tracking img