Periodo cosmologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Iniciou-se a aproximadamente VI aC. O início do estudo da filosofia que dominou o Ocidente começou na Grécia, berço da civilização ocidental. Os primeiros filósofos conhecidos surgiram por voltadessa época nas colônias gregas da Ásia Menor (hoje parte é a Turquia). A grande preocupação desse período era entender e explicar o cosmo. Essa palavra vem do grego antigo κόσμος, de tradução kósmos, quesignifica “ordem”, “organização”, “beleza”, “harmonia”. O cosmo engloba a totalidade de todas as coisas deste Universo: os planetas, sistema solar, estrelas, as partículas subatômicas etc. Osfilósofos procuravam saber de que matéria o cosmo era feito, tentavam buscar o princípio e a lei que regia o universo que até então só era concebido mitologicamente.
O período pré-socrático ou cosmológicofoi o primeiro período da filosofia antiga, tem início no século VI a.C. e é caracterizado por buscar entender a origem do Cosmos.
Os filósofos desse período se fundamentam em princípios naturais, eos que mais se destacarão foram:
Tales de Mileto (624 - 547. a.C.):
Afirmou que o elemento água é quem dá vida a tudo que existe em nosso planeta.
Heráclito (540 – 575 a.C.):
Baseou seus estudosno elemento fogo justificando que o Cosmos sempre existiu que não foi criado por Deus e que será sempre fogo.
Pitágoras (570 – 496 a.C.):
Acreditava nos números, como a essência permanente de todasas coisas e considerava a alma imortal, preexistente ao corpo.

Anaxágoras (499 – 428 a.C.):
Tenta explicar o Cosmos a partir de sementes contidas no magma (massa natural). Acreditava que o mundosó pode sair da inércia através de uma força superior, um espírito ordenador do Universo.

Demócrito: (460 – 370 a.C.):
Foi o último elementista, (atomista e reducionista) do período Cosmológico,considerava que o universo era composto por átomos materiais, tanto o corpo quanto a alma. Materialista, considerava que a natureza se explicava por si mesma.
Pode-se considerar que a Cosmologia...
tracking img