Perigrafia... Capa, contracapa, etc.

409 palavras 2 páginas
CAPA – No alto da página, há o nome do autor com todas as letras em caixa alta; no centro da página, o título do livro em negrito e também em caixa alta, embaixo, a editora.
SOBRECAPA – Folha que se usa para proteger a capa de um livro, e na qual vêm impressos o nome do autor, o título, etc.
ORELHA – Cada uma das partes dobradas situadas nas partes laterais da capa e contém o resumo sobre o livro ou o autor.
FALSA FOLHA DE ROSTO – É uma folha que precede imediatamente a folha de rosto, contendo apenas o título e o subtítulo da publicação.
FOLHA DE ROSTO – Possui, no alto, o nome do autor; no meio, o título do livro; em alguns livros, haverá a edição, mais abaixo, o nome da editora e local.
FICHA CATALOGRÁFICA – Nela devem constar: nome do autor [SOBRENOME, Nome], recuo, folhas ou páginas, ISBN, Título, CDD e CDU.
DEDICATÓRIA – Palavras escritas com que se oferece o livro a alguém – que pode ser familiar, profissional ou amizade.
AGRADECIMENTOS – Folha opcional na qual o autor agradece às pessoas e às instituições que cooperaram com a obra. Deve-se restringir ao absolutamente necessário. Os agradecimentos podem constar também da apresentação ou do prefácio escrito pelo autor. Inicia‐se em página ímpar.
EPÍGRAFE – Inscrição; texto que dialoga diretamente com a obra; apresentando o tema ou remetendo a ele, de alguma forma.
SUMÁRIO – Por meio de uma lista de títulos e subtítulos, localizados por ordem e acompanhados pelo número da página correspondente, o sumário mostra de que forma o livro está organizado.
APRESENTAÇÃO – Texto em que o autor ou outra pessoa apresenta a obra. Deve apresentar informações genéricas sobre o assunto abordado, ou seja, os propósitos do autor e as circunstâncias em que foi elaborada a pesquisa. Deve ter conteúdo informativo, organizado em ordem lógica e conceitual, discorrendo sobre os pontos fortes da obra.
PREFÁCIO – Texto escrito pelo autor ou por outra pessoa, que geralmente apresenta explicações preliminares a

Relacionados

  • perigrafia do livro
    719 palavras | 3 páginas
  • Matriz
    20510 palavras | 83 páginas
  • Tecnica de Revisão
    27850 palavras | 112 páginas