Perigos eletricistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É A NR 10?

Devido ao alto índice de acidentes envolvendo a Energia Elétrica no Brasil foram formadas equipes de estudo compostas por representantes do governo, empresariado e trabalhadores com o objetivo de aumentarem a segurança e resguardarem a integridade física dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com a eletricidade.

deste trabalho surgiu o texto atual da normaregulamentadora número 10 - segurança em instalações e serviços em eletricidade. Publicada pelo ministério do trabalho e emprego no diário oficial da união em 2004 e em plena vigência.

A NR 10 é uma norma regulamentadora criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego a fim de estabelecer requisitos e procedimentos básicos que garantam a segurança e a saúde dos trabalhadores – mesmo se eles interagiremapenas indiretamente com instalações e serviços elétricos.

Desta forma, todas as empresas brasileiras estão obrigadas a estarem com suas instalações em perfeitas condições de segurança, documentadas, com os trabalhadores treinados e constantemente reciclados, sujeitas a fiscalização e a multas em caso de desacordo.

O que todas as empresas devem fazer é se adequar procurando uma consultoriaconfiável . Trata-se de uma consultoria técnica e treinamento para identificar, diagnosticar e planejar intervenções de acordo com as necessidades da empresa, além de capacitar os funcionários que atuam na área.

Suas etapas são:
• Diagnóstico de conformidade à NR 10
• Elaboração de documentos técnicos referentes às instalações e aos procedimentos elétricos
• Organização de dados dos funcionáriosenvolvidos com as referidas instalações
• Treinamento de funcionários que atuam diretamente no setor elétrico da empresa


NR 10 e 16 (ELETRICIDADE E PERICULOSIDADE): A VERDADE CHOCANTE

[pic]
NR-10 NRFACIL
O artigo abaixo é uma tradução de texto publicado no site Safe&Health, abordando algumas questões importantes observadas no trabalho com eletricidade nos Estados Unidos.
Em seguida, incluimoscomentários da situação no país, incluindo dispositivos da NR-10 bem como mencionando outras normas de institutos nacionais, como a ABNT. No final, sugestões para um Programa de Segurança Elétrica e para um treinamento utilizando a NR-10 a partir de infográficos do site NRFACIL.
PONTOS CHAVE:
- complacência é o maior perigo quando se trabalha com eletricidade
- equipamentos devem ser desenergizados antes dotrabalho
- equipamentos de proteção devem sempre ser utilizados
- não é somente obedecer o que diz a NR 10 mas observar os parâmetros técnicos consensuais (ABNT).
A VERDADE CHOCANTE
Tradução e contextualização de texto de Kyle W. Morrison
(senior associate editor Safe and Health)
Prof. Samuel Gueiros, Med Trab
[pic]Desde a iluminação dos ambientes de trabalho até a energização de maquinárioindustrial pesado, nós dependemos de eletricidade no dia a dia de qualquer trabalho. Entretanto, tão necessário como a eletricidade é para a vida moderna, ela também apresenta um grande risco – um dos maiores e que alguns técnicos experientes as vezes passam por cima. A segurança no trabalho é a quarta ou quinta causa de morte nos Estados Unidos, e a legislação relacionada à eletricidade é uma das maiscitadas no trabalho dos auditores. Entretanto, esses riscos tem sido ignorados por anos e anos. O problema é que a falta de observação de itens críticos aparece sendo violada constantemente em diferentes tipos de indústria.
Pesquisadores do Ministério do trabalho dos Estados Unidos impuseram multas elevadas ao Serviço dos Correios visto que havia a mesma violação de segurança na parte elétrica demais de 350 postos distribuídos em todo o país, o que resultou em autos de infração e multas para todos os postos. Um auditor comentou que “Quando a mesma infração é descoberta em múltiplas localidades de uma organização, é necessário adotar uma correção ampla, a fim de proteger os trabalhadores do perigo”. Ou seja, quando a empresa tem muitas filiais, é possível que o mesmo erro em segurança...
tracking img