Perigo dos alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Unida da Paraíba

Aleitamento Materno

João Pessoa
Maio-2012


Aleitamento Materno

Trabalho apresentado a Professora, Rafaela Cambuim,  referente a disciplina de Nutrição e Materno Infantil, do 6° período do curso de Nutrição



UNPBFPB
João Pessoa- Maio

INTRODUÇÃO
* Na introdução o aluno deverá explicar o trabalho que vai desenvolver, a sua justificativaou ponto de partida e os objetivos que pretende atingir.. Pode ser breve, dependendo do tipo de trabalho pedido pelo professor

Vantagens do Aleitamento Materno
1. Vantagens do Aleitamento Materno
O leite materno é um alimento vivo, completo e natural, adequado para quase todos os recém-nascidos, salvo raras exceções.
As vantagens do aleitamento materno são múltiplas e já bastantereconhecidas, quer a curto, quer em longo prazo, existindo um consenso mundial de que a sua prática exclusiva é a melhor maneira de alimentar as crianças até aos 6 meses de vida.
O aleitamento materno tem vantagens para a mãe e para o bebê: o leite materno previne infecções gastrintestinais, respirató- rias e urinárias; o leite materno tem um efeito protetor sobre as alergias, nomeadamente as específicaspara as proteínas do leite de vaca; o leite materno faz com que os bebês tenham uma melhor adaptação a outros alimentos.
A longo prazo, podemos referir também a importância do aleitamento materno na prevenção da diabetes e de linfomas.
No que diz respeito às vantagens para a mãe, o aleitamento materno facilita uma involução uterina mais precoce, e associa-se a uma menor probabilidade de tercancro da mama entre outros. Sobretudo, permite à mãe sentir o prazer único de amamentar.
Para além de todas estas vantagens, o leite materno constitui o método mais barato e seguro de alimentar os bebês e, na maioria das situações, protege as mães de uma nova gravidez.
No entanto, é fundamental que todas as seguintes condições sejam cumpridas: aleitamento materno praticado em regime livre, semintervalos noturnos, sem suplementos de outro leite, nem complementado com qualquer outro tipo de comida. Esta proteção pode prolongar-se até aos 6 meses do bebê e enquanto a menstruação não voltar.
1.1 Vantagens Do Aleitamento Materno Para o Bebê:
O leite materno é o alimento ideal, pois é completo; contém todos os nutrientes necessários nos primeiros 6 meses de vida.
É considerado a primeiravacina, pois protege contra doenças, principalmente diarréia, alergias e infecções.
Proporciona mais segurança pela troca de carinho com a mãe, fazendo o bebê se sentir amado e seguro.
Sugar o peito contribui para criança desenvolver a fala e ter boa respiração. É limpo e não contém micróbios. Está sempre prontinho e na temperatura certa. Nenhum outro alimento é capaz de subistituir o leitehumano.
A amamentação supre todas as necessidades dos primeiros meses de vida, para o bebê crescer e se desenvolver sadio

O leite materno é alimento completo porque:
* Contém vitaminas, minerais, gorduras, açúcares, proteínas, todos apropriados para o organismo do bebê;
* Possui muitas substâncias nutritivas e de defesa, que não se encontram no leite de vaca e em nenhum outro leite;
* Oleite da mãe é adequado, completo, equilibrado e sufi ciente para o seu fi lho. Ele é um alimento ideal.
* Não existe leite fraco;
* É feito especialmente para o estômago da criança, portanto de mais fácil digestão.
O leite materno dá proteção contra doenças porque:
* Só ele tem substâncias que protegem o bebê contra doenças como: diarréia (que pode causar desidratação, desnutrição emorte), pneumonias, infecção de ouvido, alergias e muitas outras doenças;
* O bebê que mama no peito poderá evacuar toda vez que mamar, ou passar até uma semana sem evacuar. O cocô geralmente é mole.
O leite materno é limpo e pronto:
* Não apanha sujeira como a mamadeira;
* Está pronto a qualquer hora, na temperatura certa para o bebê; Não precisa ser comprado.
* Dar de mamar é...
tracking img