Pericles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Péricles



[pic]



Trabalho realizado por:
Sebastião Mello 12º TT 2 nrº20








Péricles nasceu em 500 a.C e morreu em 429 a.C..

Péricles pertencia a uma das mais nobresfamílias de Atenas, os Alcmeônidas. Era um homem de carácter forte, sóbrio, incorruptível e reservado. Foi eleito estratego (cada um dos dez magistrados da antiga Grécia, que compunham uma espécie de poderexecutivo, para cuidar especialmente das medidas de natureza militar), sem interrupções, de 443 a.C. a 429 a.C. Mas há informações de que, desde 460 a.C., ele tinha grande ascendência sobre a cidadede Atenas, graças ao poder da sua oratória, ao seu caráter e à sua habilidade política.

A autoridade de Péricles era tão grande que o período de seu governo passou a ser conhecido como a Época dePéricles. E o historiador Tucídides afirma que, sob a liderança de Péricles, Atenas, embora fosse uma democracia, foi dirigida, de fato, por seu melhor cidadão.

O objectivo político de Péricles erafazer de Atenas uma democracia ideal, em que houvesse equilíbrio entre os interesses do Estado e dos cidadãos. Também pretendia que Atenas exercesse liderança sobre toda a Grécia.

Seguindo essesobjectivos, ele tentou realizar a união política da Grécia. Contudo, por causa do espírito conservador de Esparta, mas também pelo anseio de independência das outras cidades-Estado gregas, sua tentativafalhou.

Diante disso, Péricles adoptou uma política imperialista - e a Confederação Délia, criada para opor-se às investidas persas, converteu-se num império ateniense. Seguindo tal política, eleestendeu a influência de Atenas até o mar Negro.

Os historiadores não sabem, ao certo, até que ponto Péricles foi responsável pela política que resultou no envolvimento de Atenas na guerra contraEsparta e Corinto. Mas quando a revolta eclodiu, em 431 a.C., Péricles determinou uma política voltada a derrotar a superioridade espartana em terra, o que causou grandes sofrimentos à população....
tracking img