Pericia social e estudo social em situações de guarda.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pericia Social e Estudo Social em situações de guarda.


Acadêmico: Ana Paula Ferreira Marçal de Oliveira
Professor-Tutor Externo: Angélica Zambon de Oliveira Perovano da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso: Serviço Social (SES 2261) – Prática do Módulo 4
09/10/2011


RESUMO

Abordamos no Paper os temas Perícia e Estudo Social como instrumentos operativos,utilizados na Vara da Infância e Juventude principalmente em situações de guarda, deixando de maneira clara as as diferenças entre esses dois instrumentos e os principais métodos e observações a cerca de uma determinada situação.
Buscamos todas as informações através de pesquisa em livros e entrevistas com as Assistentes


Palavras-chave: Perícia, Estudo Social e Guarda


1 INTRODUÇÃOAbordaremos no Paper a Pericia social, particularmente no judiciário, como um processo que se desenvolver a partir das relações estabelecidas entre o perito e uma determinada situação social. Na maioria das vezes estas situações estão vinculadas a questões familiares e nelas estão envolvidas vários sujeitos: mães, tios, vizinhos etc..,além disso contam também documentos referentes aos envolvidosdiretamente na questão ou á própria situação.

Através do conhecimento da situação social e de sua análise, estudo social, poder-se-á emitir uma opinião técnica sobre ela. Trata-se de uma tarefa bastante complexa do perito, cuja qualidade de sua realização depende do manejo que ele tem dos elementos que estão presentes ou devem ser considerados no processo de realização da perícia.

Osignificado de perícia e estudo social, como e em quais situações esses instrumentos operativos são utilizados pelos profissionais do Serviço Técnico Sócio Judiciário o STSJ das Varas da Infância e Juventude.

Inicialmente se abordará as situações de guardas ou tutelas requeridas nas Varas da Infância e Juventude sejam elas pacíficas ou conflituosas. Estes instrumentos em conjunto com outros poderãoser capazes de subsidiar juízes em decisões nas questões de guardas.

O Estudo estar baseado em pesquisa em livro e pesquisa em campo juntamente com os profissionais do Serviço Social. Podemos observar que ao ir a campo as profissionais analisam o Estudo e a Pericia Social como um todo para que depois de concluído possam assim elaborar o Laudo e o Parece Social.


2 DESENVOLVIMENTO

Comorealiza a Perícia Social

A Perícia Social se efetiva a partir da solicitação de uma autoridade, geralmente judiciária. Tem como finalidade última a emissão de uma opinião fundamentada sobre uma determinada situação social que estará subsidiando decisões da autoridade requerente a respeito da vida de pessoas envolvidas na situação. Portanto para sua realização o assistente social se utiliza doestudo social, que fornece os subsídios necessários para a elaboração do parecer técnico.

Como realiza o Estudo Social

O estudo social se inicia quando o assistente social entra em contato com a solicitação efetuada e com as informações sobre a situação social, que lhe são colocadas à disposição. Geralmente são informações contidas em documentos, como por exemplo, os processos jurídicos,outransmitidas de forma oral e muitas vezes informal por colegas de trabalho.

Após a leitura atenta das informações e análise das mesmas o assistente social estabelece um plano de trabalho que está condicionado á suas primeiras impressões ou ás primeiras hipóteses sobre a situação. O estabelecimento deste plano impõe duas definições importantes:
A primeira é concernente a decisão sobre quais ossujeitos envolvidos na situação, que serão abordados.
A segunda definição é relativa aos instrumentos a serem contemplados para a efetivação do estudo.

Uma vez definidas estas questões, o assistente social deverá ir ao encontro da situação.De acordo co as informações, explícitas ou implícitas, que vai coletando através dos sujeitos abordados e de percepção acerca da situação, poderá ir...
tracking img