Pericia em acidentes automotivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Perícia!A engenharia e os acidentes de trânsito

Perícia é a atividade que se refere a um exame realizado por um profissional especialista, legalmente habilitado, destinado a verificar ou a esclarecer determinado fato, apurar as causas motivadoras do mesmo, ou o estado, a alegação de direitos ou a estimação da coisa que é objeto de litígio ou de processo. Serviço que oferece o suporte técniconecessário para o enfrentamento relacionado às questões legais.
A crescente e continuada complexidade de nossa sociedade tecnológica, exige cada vez mais a tradução do que é técnico de forma a ser entendido por todos. A analise técnica do caso irá trazer à luz a veracidade de fatos ou circunstancias.
A pericia pode ter várias naturezas, a depender de seu objeto de estudo: pode ser criminal, deengenharia, ambiental, de medicina, de tecnologia, enfim dos mais variados ramos em que o concurso do conhecimento técnico seja preciso. Algumas considerações importantes:
A palavra pericia vem do Latim peritia, que quer dizer habilidade destreza;
A palavra perito também vem do Latim peritu:e significa,experimento,experiente,prático ,versátil.
Acidente de trânsito: É aquele cujas causas sãoinerentes à função do deslocamento dos moveis sobre a via.
O Brasil é recordista mundial em vítimas de trânsito, causados por 17 milhões de veículos em circulação responsáveis por 54 mil óbitos sem contar com os feridos e mutilados.
Em números globais, incluindo as redes federais, estaduais, e mesmo municipais, ocorrem cerca de 750 mil acidentes por ano, que deixam aproximadamente 350 milferidos: segundo essa tendência, em cada pessoa que nascem em um dia, uma será ferida ou morta em acidente de trânsito antes dos 50 anos.
É nesse cenário real do dia a dia que operam os Peritos na análise das causas e circunstâncias dos acidentes, as quais servem para auxiliar na apuração de responsabilidades em processos judiciais e fonte de referência para fabricantes de veículos rodoviários.
-Fasesda pericia
Sabendo que o perito luta em proveito da natureza das causas, utilizaremos um espaço para explicarmos melhor como funciona o trabalho do perito.
Como toda e qualquer pericia, ela é composta por três fases: constatação,avaliação e conclusão.
A Constatação é quando se verifica os elementos de ordem técnico-material, ou seja, tudo o que foi descoberto pelo perito, incluindo osvestígios do acidente, normalmente remanescentes no pavimento.
A segunda etapa a avaliação consiste em avaliar os veículos e elementos arrecadados no local, permitindo-se calcular grandezas físicas, ensejando cálculos e exames subsidiários.
Por fim a conclusão é a opinião contundente do perito acerca do acidente, informando retrospectiva e prospectivamente às condições que se deu o sucedido.
Apericia de acidentes de transito fundamenta-se basicamente nos vestígios encontrados no pavimento, nas posições finais adquiridas pelos veículos e na sede e localização das avarias decorrente do acidente
Como todo acidente é um fenômeno físico que se caracteriza pelo impacto entre pelo menos, um veiculo contra um objeto qualquer, um animal, uma pessoa, um poste, etc.
Todavia antes daocorrência do impacto, os veículos já podem estar produzindo, vestígios na pavimentação como marcas de frenagem e de derrapagem, marcas de fricção metálica, sulcagens, além do próprio enegrecimento da banda de rodagem produzido por uma frenagem mais forte.

Abaixo, um exemplo de uma derrapagem, contundente, que virou um acidente.



Acima, à esquerda, uma marca de derrapagem, porém nãosabemos se ouve a colisão e ao centro uma ilustração de uma derrapagem, mostrando a direção das rodas,a direita um pneu com marcas de frenagem.
O perito tem por sua vez, que ver o local, para analisar as condições e fazer suposições para “reconstruir’’ o acidente.

Para a reconstrução do acidente o profissional necessita de provas.
- O acidente irá incluir um "ponto de impacto", incluindo...
tracking img