Pericia digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETEP FACULDADES





DIREITO DIGITAL – 2TNADS



PERÍCIA COMPUTADORIZADA








São Jose dos Campos
2012
ETEP FACULDADES
Nomes
Nomes
Nomes




DIREITO DIGITAL - 2TNADS





PERÍCIA COMPUTADORIZADA








São Jose dos Campos
2012








































Se você pensa que ao apagar umarquivo do seu
computador está livre dele para sempre, saiba que não é bem assim
que funciona. Hoje existe vários software para
resolver problemas de arquivos excluídos.



RESUMO:


Com o crescente número de crimes virtuais surgiu a necessidade de uma investigação voltada ao meio digital. A legislação brasileira não possui leis específicas paraeste tipo de crime, porém é possível verificar que os crimes são basicamente os mesmos previstos no Código de Processo Penal (CPP), mas cometidos através do uso de computadores e similares. A ideia é mostrar um pouco do CPP ligados à perícia, alguns conceitos de forense digital, metodologias, ferramentas e alguns estudos de caso para que seja possívelentender onde e como atua o profissional investigador ou perito digital.



































SUMÁRIO


RESUMO 4
INTRODUÇÂO 6
PERICIA COMPUTADORIZADA.........................................................................................................7
CONCLUSÃO....... 11INTRODUÇÃO:

A cada ano que passa a quantidade de crimes aumenta de forma assustadora. E a tecnologia, que facilitou a vida de todos em várias tarefas, também ajudou no cometimento ou no armazenamento de dados destes crimes.
Diante disto, surgiu a necessidade da criação de delegacias especializadas e a demanda por peritos especializados na área de informática. Muitas vezes um perito échamado de perito forense digital, o que nem sempre é verdade, pois um perito pode ser criminal, judicial ou contratado por uma empresa (particular). Porém o nome mais utilizado é forense digital.
A ideia deste trabalho é mostrar um pouco da atividade do perito na área de informática, mostrando onde cada perito pode atuar, suas metodologias aplicadas na forense digital.PERICIA COMPUTADORIZADA

O que ele faz e como consegue recuperar informações perdidas

Mesmo HDs que foram formatados ainda podem conter informações valiosas para criminosos e peritos criminais


Se você gosta de seriados policiais já deve ter visto policiais fazendo análises complexas em computadores eextraindo informações que o suspeito nem desconfiava que ainda estavam presentes na máquina. Embora muita coisa do que acontece na televisão não passe de ficção, há também fatos que são espelhados no que ocorre da vida real.


Os policiais que fazem análise em computadores e eletrônicos de maneira geral são chamados peritos digitais. Eles são responsáveis por descobrir evidências emequipamentos para comprovar crimes virtuais. Para realizar essa tarefa eles fazem uso de equipamentos que muitas vezes o usuário nem imaginava existir.


Conheça agora um pouco do que esses profissionais fazem e algumas ferramentas utilizadas para descobrir aqueles dados que você nem fazia ideia que ainda podiam ser acessados em seu computador. Bem-vindos à polícia da era digital.

O queeles fazem e como conseguem

Se você pensa que ao apagar um arquivo do seu computador está livre dele para sempre, saiba que não é bem assim que funciona. Hoje existe vários software para resolver problemas de arquivos excluídos.


O trabalho


Os peritos digitais só podem extrair dados de um computador ou qualquer outro aparelho eletrônico com a autorização prévia do...
tracking img