Pericia contabil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
icia1- INTRODUÇÃO 
A palavra Perícia é conceituada no dicionário Aurélio, como:
1. Vistoria ou exame de caráter técnico e especializado – Vistoria esta que deve ser realizada por profissional com competência técnica- profissional para tanto;
2. Conhecimento, Ciência.- É uma ciência porque possui métodos, procedimentos e técnicas que lhe são próprias.
2- CONCEITO DE PERÍCIA CONTÁBIL
Segundo adefinição da  Norma Brasileira de Contabilidade, Perícia Contábil é “o conjunto de procedimentos técnicos, que tem por objetivo a emissão de laudo sobre questões contábeis, mediante exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, avaliação ou certificado.”
A Perícia Contábil é uma especialização da contabilidade e deve ser efetuada por profissional  graduado em Ciências contábeis nacategoria de Contador e não de técnico em contabilidade e deve ser  devidamente  registrado no Conselho Regional de Contabilidade.
A perícia Contábil é um conjunto de precedimentos e métodos utilizados por profissional com competência técnico- contábil , que domina profundamente a contabilidade e matérias afins , com intuito de fornecer informações sobre o Patrimônio das entidades . 
Toda e qualquerperícia que tiver como objeto o PATRIMÔNIO E SUAS VARIAÇÕES é estritamente contábil, e  é de competência do Contador  inscrito no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), cuja incumbência é de  examinar determinada matéria patrimonial.  Estas informações levantadas darão origem a fatos devidamente  confiáveis e de aceitação incontestável.
3- OBJETIVOS
Os objetivos da Perícia Contábildividem-se em Gerais e específicos:
Os  objetivos gerais são:  constatar , provar a verdade real sobre seu objeto, transferindo-o através de sua materialização.
Os objetivos específicos são: prestar ao usuário  informação fidedigna e a  certificação, o exame e a análise do estado circunstancial do objeto analisado.
4- CLASSIFICAÇÃO
A perícia contábil divide-se em :
1-  Perícia Judicial  e  
2-Perícia Extrajudicial.
A Perícia Judicial é  realizada dentro dos procedimentos processuais do Poder Judiciário. Nascida da necessidade do órgão julgador  em  possuir instrumentos confiáveis  para decidir sobre certa  matéria em que não foram tecnicamente preparados , valendo-se  da análise e constatações de outros profissionais.
A Perícia Extrajudicial é aquela que não se encontra no ambiente deatuação da perícia judicial. 
A Perícia Contábil ,pode ser  judicial ou  extrajudicial , e estas se, subdivide-se em :
1 - Tributária : trata de questões tributárias ou fiscais cujo litígio tem origem nos órgãos fazendários;
2 - Administrativa : auxiliar nos litígios originados nos órgãos fazendários, exceto os referentes a questões tributárias, envolvendo fatos contábeis relacionados com autarquiasou fundações e o pessoal da administração direta ou indireta;
3 - Civil : trata de questões de ordem civil ;
4 - Comercial : trata de questões relacionadas ao mundo empresarial ;
5 - Trabalhista : trata de questões entre empregado e empregador ;
6 - Criminal : trata questões criminais ( penais) ;
7 - Econômica : trabalha diretamente no âmbito do CADE (Conselho Administrativo da DefesaEconômica)
8 - Avaliatória : trata de questões aduaneiras e de comércio exterior
5- O PERITO CONTADOR
O Perito Contador é um profissional graduado em Ciências Contábeis e registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Este profissional exerce  atividades de forma pessoal e trabalha nesta função colaborando com a justiça, esclarecendo fatos que estão obscuros. Por isso , deve possuir experiênciasobre a matéria pericial, para  manter adequado nível de competência profissional ,idoneidade profissional e gozar de boa reputação.
O perito contador  é  normalmente chamado pela Justiça para oferecer laudos técnicos em processos judiciais, ou pode  se contratado por uma das partes envolvidas no processo e nos quais podem estar envolvidos pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos. O...
tracking img