Pericia contabil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

FACULDADE DE ESTUDOS ADMINISTRATIVOS-MG















PESQUISA DE
PERÍCIA CONTÁBIL



Joyce A.S. Silva (831330)







GOIÂNIA
2011
[pic]



Joyce A.S. Silva (831330)





A OPERACIONALIZAÇÃO DA PERÍCIA JUDICIAL CONTÁBIL NAS VARAS CRIMINAIS; DE FAMÍLIA E; DE FALÊNCIAS E CONCORDATASTrabalho apresentado ao tutor
Marlúcio Candido da disciplina de
Perícia Contábil do Curso
de Ciências Contábeis.






Goiânia
2011


[pic]


SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO 4
2-A PERÍCIA CONTÁBIL JUDICIAL 4
3-AOPERACIONALIZAÇÃO DA PERÍCIA JUDICIAL CONTÁBIL NAS VARAS CRIMINAIS 5
4-A PERÍCIA CONTÁBIL CRIMINAL 7
5-A PERÍCIA CONTÁBIL NO PROCESSO DE FALÊNCIAS E CONCORDATAS 18
6-NAS VARAS DE FAMÍLIA 22
7– AMBIENTE DO TRABALHO PERICIAL 23
8-CONCLUSÃO 32
9 -REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 33











1-INTRODUÇÃO



A perícia contábil é uma importante função que exige conhecimentoespecializado. Neste estudo busca-se responder, existem casos em que a perícia contábil é meio de prova suficiente para o convencimento do magistrado? A hipótese é que a perícia contábil, na esfera judicial, pode ser elemento suficientemente determinante para o convencimento do magistrado, desde que haja elementos suficientes (registro de escrituração fiscal, notas fiscais, recibos, contratos, livro deregistro de empregados, atas de reunião de sócios, tabela de preços, controle de estoques, estatísticas de vendas, etc.) para se elaborar um laudo que apresente conclusão totalmente incontroversa. O objetivo é demonstrar a importância dos trabalhos periciais em auxilio aos magistrados dos órgãos do Poder Judiciário. 
O perito deve ser habilitado profissionalmente para a realização da perícia, por quesua interpretação irá propiciar o descobrimento da verdade. Para que o desempenho dessa função seja eficiente e eficaz, exige-se do perito alguns requisitos fundamentais que são: saber técnico cientifico, vivencia profissional, perspicácia, sagacidade, conhecimento geral de ciências afins à contabilidade, índole criativa e intuitiva, probidade.
A qualidade do trabalho do perito espelha-se naprópria confiança que seu relato e opinião despertam-nos que vão utilizar de sua opinião.
O laudo pericial é uma peça de alta responsabilidade que requer qualidade, devendo atender a requisitos especiais que lhe são pertinentes.


2-A PERÍCIA CONTÁBIL JUDICIAL


Toda vez que o juiz precisar de opinião técnica de um especialista, ele solicita a um perito judicial. A perícia judicial assume formasolene porque é determinada por um magistrado e sujeita a ritos judiciais estabelecidos por lei.
Assim, o Juiz faz a nomeação e “o Perito cumprirá escrupulosamente o encargo que lhe foi cometido”.O perito judicial auxilia a justiça em algo que queira esclarecer sobre determinado processo, onde as provas não estão visíveis. Dessa forma, necessita-se de especialista no assunto, no caso o peritojudicial contábil, para que demonstre por meio de provas a verdade dos fatos.
A prova pericial  “consiste em exame, vistoria e avaliação”.Do exame, o perito judicial contábil examinará o processo que lhe for passado no prazo de cinco dias contados a partir do recebimento do processo no cartório. Após analisar o processo no prazo estabelecido, o perito contábil decidirá se aceita ou não realizarperícia.
Da vistoria, o perito estuda todos os fatos e coisas e aplique estudos de caso se necessário, colha documento para juntar à conclusão do trabalho de forma a divulgar a verdade dos fatos contidos no processo.Da avaliação, o perito avaliará todo o processo em litígio e expressará sua opinião através de laudo judicial devidamente documentado com as provas periciais.
A perícia contábil...
tracking img