Pericia contabil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO NO FRIGORIFICO COTRIEL
1 INTRODUÇÃO
1.1 TEMA
Com a concorrência gerada pela ascensão da globalização e as dificuldades impostas pelo mercado, as empresas são obrigadas a tomar decisões relacionadas aos seus produtos, de modo a garantir sua continuidade.
Diante dessas constatações, percebe-se que a elevada competição entre as empresas faz com que seja necessária a utilizaçãode instrumentos precisos para a tomada das decisões. Nesse sentido, as informações geradas pela Contabilidade de Custos podem ser muito benéficas, podendo fornecer informações econômico-financeiras aos administradores das empresas, no auxílio de suas atribuições gerenciais e na melhor utilização dos recursos disponíveis.
A Cotriel (Cooperativa Tritícola de Espumoso Ltda) é uma cooperativa queatua no mercado, em diversos ramos. Apesar de ser uma empresa de grande porte e uma das maiores da região, ainda não possui um método de custeio específico, em algumas divisões.
Assim, o presente estudo tem por finalidade analisar a aplicação do Método de Custeio Variável, no Frigorífico da Cotriel. Optou-se por esse método dada a característica de proporcionar margens de contribuição unitária,além dos pontos de equilíbrio, em termos financeiros e físicos. Para a realização desta análise, far-se-á primeiramente, uma breve apresentação acerca da Teoria de Custos, e num segundo momento, elucidar-se-á algumas noções sobre o Método de Custo Variável

1.2 JUSTIFICATIVA
As informações geradas pela Contabilidade de Custos podem ser muito benéficas, podendo fornecer informaçõeseconômico-financeiras aos administradores das empresas, no auxilio de suas atribuições gerenciais e na melhor utilização dos recursos disponíveis.
Nesse sentido, a realização de um projeto envolvendo o Frigorífico da Cotriel, justifica-se pela necessidade de a empresa adotar um Sistema de Custos que forneça informações necessárias para que se possa alcançar resultados confiáveis e seguros para a empresa.
2. REVISÃO DE LITERATURA
Um dos maiores desafios das empresas é manter a produtividade e elevar o seu lucro. Reconhece-se a importância do diálogo e da ação entre contabilistas e administradores, no sentido de encontrarem soluções para os problemas que surgem no dia a dia das corporações. Nos três capítulos a seguir, far-se-á, primeiramente, uma exposição do estudo de caso, depois uma breveapresentação de algumas noções da Contabilidade de Custos, e por fim, elucidar-se-á algumas noções sobre o Método de Custo Variável.
2.2 CONTABILIDADE DE CUSTOS E O MÉTODO DE CUSTEIO
A Contabilidade de Custos emprega diversos sistemas que representam critérios, convenções, procedimentos e registros que interagem, de modo coordenado, para atender a determinados objetivos.
Assim, para que se possaproduzir informações que auxiliam a gerência a medir os resultados e a avaliar o patrimônio, o contador acumula e organiza os dados reais como: históricos, desembolsados, registrados contabilmente. Isso é realizado através de dois sistemas básicos de custeamento, chamados de apuração de custos, que são o sistema de custeamento por ordem de produção e o sistema de custeamento por processo. O usode um ou de outro meio dependerá principalmente do tipo de produto ou do processo de fabricação.
Para Leone (2000) a Contabilidade de Custos pertence à área de comando e supervisão do controller ou gerente financeiro. Ele considera que mesmo ocorrendo mudanças, o papel do contador de custos é o de ser um especialista do quadro técnico e auxiliar do controlador.
Para o pesquisador, a Atividadede Custos evoluiu muito. Hoje envolve mais objetos, seu campo de aplicação alargou-se, suas finalidades cresceram, seus instrumentos de trabalho não são mais apenas monetários e financeiros: a Contabilidade de Custos está, isto sim, manipulando dados quantitativos relacionados às operações, sobretudo às operações industriais e comerciais. (LEONE, 2000, p. 41)
Leone apresenta essas afirmações,...
tracking img