Pericardite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O pericárdio é um saco de camada dupla, flexível e extensível que envolve o coração. Entre os dois folhetos contém-se um líquido lubrificante que permite facilmente deslizar um sobre o outro. O pericárdio mantém o coração em posição, evita que ele se encha demasiadamente de sangue e protege-o de infecções. No entanto, o pericárdio não é essencial para manter com vida o organismo; se forextirpado, não se produz qualquer mudança substancial no rendimento do coração.
Em casos raros, pode acontecer nascer-se sem pericárdio ou que este apresente zonas fracas ou buracos. Estes defeitos podem ser perigosos porque o coração ou um vaso sanguíneo principal pode sobressair (hérnia) através de um buraco do pericárdio e ficar preso e obstruir-se, o que pode causar a morte em minutos. Portanto, estesdefeitos, habitualmente, reparam-se através de uma intervenção cirúrgica; se a reparação não é possível, extrai-se a totalidade do pericárdio. Para além dos defeitos de nascença, as doenças do pericárdio podem ser consequência de infecções, feridas e tumores que se disseminaram.
A pericardite aguda é uma inflamação súbita do pericárdio que muitas vezes é dolorosa e provoca o derrame de líquido ede produtos do sangue, como a fibrina, glóbulos vermelhos e glóbulos brancos, no espaço pericárdico.
A pericardite aguda ocorre por várias causas, desde infecções virais (que podem provocar dor, mas que são de curta duração e, geralmente, não deixam qualquer sequela) até um cancro com risco de morte. Outras causas podem ser a SIDA, um enfarte do miocárdio, uma cirurgia cardíaca, o lúpuseritematoso sistémico, a artrite reumatóide, a insuficiência renal, feridas, a radioterapia e uma perda de sangue procedente de um aneurisma aórtico (uma dilatação da aorta em forma de bolsa). A pericardite aguda pode também produzir-se como um efeito secundário provocado por certos fármacos anticoagulantes, a penicilina, a procainamida, a fenitoína e a fenilbutazona.
Tamponamento cardíaco: acomplicação mais grave da pericardite
O tamponamento é com frequência o resultado de uma acumulação de líquido ou de uma hemorragia dentro do pericárdio, consequência de um tumor, de uma lesão ou de uma intervenção cirúrgica. As infecções virais e bacterianas e a insuficiência renal são outras causas comuns. A pressão arterial pode descer rapidamente e alcançar valores muito baixos durante a inspiração. Paraconfirmar o diagnóstico, utiliza-se a ecocardiografia (um exame que utiliza ultra-sons para proporcionar uma imagem do coração). O tamponamento cardíaco é, geralmente, uma urgência médica. O tratamento imediato consiste numa drenagem cirúrgica ou na punção do pericárdio com uma agulha longa para extrair o líquido e aliviar a pressão. Aplica-se anestesia local para evitar a dor quando a agulhaatravessa a parede torácica. Sempre que possível, o líquido extrai-se sob controlo ecocardiográfico. No caso da pericardite de origem desconhecida, drena-se cirurgicamente o pericárdio e extrai-se uma amostra para determinar o diagnóstico. Depois de reduzida a pressão, o doente permanece habitualmente hospitalizado em prevenção de uma recidiva.

Sintomas e diagnóstico
Geralmente, a pericarditeaguda provoca febre e dor no peito que se estende geralmente ao ombro esquerdo e algumas vezes baixa ao braço esquerdo. Esta dor pode ser semelhante à de um ataque de coração, mas tende a piorar ao estar deitado, ao tossir e ao respirar profundamente. A pericardite pode causar um tamponamento cardíaco, uma perturbação potencialmente mortal.
O diagnóstico da pericardite aguda efectua-se a partir dadescrição da dor e pela auscultação com um fonendoscópio sobre o peito do doente. A pericardite produz um frémito de fricção semelhante ao ranger do couro do sapato. Uma radiografia ao tórax e um ecocardiograma (um exame que utiliza ultra-sons para criar uma imagem do coração) (Ver secção 3, capítulo 15) podem demonstrar a presença de líquido no pericárdio. O ecocardiograma pode também revelar...
tracking img