PerguntasDITENDoenashepticas 20150517192302 SEGUNDA

943 palavras 4 páginas
A partir da Leitura da Diretriz sobre Terapia Nutricional nas Doenças Hepáticas Crônicas e Insuficiência Hepática e demais pesquisas, responda:
1. Segundo o artigo, caracterize a cirrose hepática.
A cirrose, doença difusa do fígado, é considerada estágio próprio da evolução de diversas doenças hepáticas crônicas e pode evoluir para insuficiência hepática e carcinoma hepatocelular. A cirrose resulta da inter-relação entre diversos fatores etiológicos, como necrose, regeneração celular e fibrose.

2. Baseado na diretriz, defina insuficiência hepática crônica.
É definida como falência global do fígado, relacionada a agressão contínua ao parênquima hepático, ocasionada por vários agentes etiológicos, como uso de etanol, infecção viral, acúmulo de gordura citoplasmática ou doença autoimune.

3. Qual a consequência das doenças hepáticas crônicas no estado nutricional? Quais são as causas demonstradas na diretriz?
Pacientes com DHC geralmente apresentam ingestão dietética inadequada, alterações dos indicadores antropométricos, bioquímicos e clínicos, evidenciando comprometimento nutricional importante. Pacientes com hepatopatia descompensada possuem retenção hídrica, com a presença de ascite e edema periférico, associada à hipoalbuminemia e à desnutrição.

4. Quais as principais influências da desnutrição no paciente com doença hepática?
A desnutrição está presente em 20% dos pacientes com doença hepática compensada e acima de 80% em pacientes com cirrose descompensada. Os distúrbios nutricionais são mais prevalentes em pacientes hospitalizados por doença hepática de origem alcoólica em relação a não-alcoólica. Nos pacientes em lista de transplante hepático, pode-se observar, em 100% dos casos, algum grau de desnutrição

5. Segundo o texto, a bioimpedância multicompartimental seria um bom método de avaliação do estado nutricional. Com base em pesquisa em outras referências, explique como funciona este método.
É método seguro, barato, não-invasivo e rápido para a

Relacionados