Perguntas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Qual a principal ideia que o autor defende no texto?

Um modo de explicação científica do comportamento social e das condições sociais de existência dos seres vivos. Alguns especialistas procuram traçar as suas origens a partir da filosofia clássica da Grécia antiga, da China e da Índia. Ligando formas pré-filosóficas do pensamento cultural e técnico da explicação do mundo.

2- Qual aideia que o autor tenta refutar?

Tenta refutar a ideia, da necessidade de explicação da posição do homem na sociedade. O mito, a religião, a filosofia como principais formas pré-científicas de consciência, e de explicações das condições e existência social.

3- A frase “Isso faz tanto sentido quando ligá-la ás formas pé-filosóficas de pensamento”. Foi elaborada pelo autor como uma afirmaçãoou como uma ironia? Justifique:
Inicialmente vejo como argumentação. Porque têm lógicas, ligamento com a imagem pé-filosófica, mas num sentido de senso comum, como um todo. De forma que, há dúvidas com certeza, sobre o pensamento imprescindível que se faça uma análise desse conceito de pressupostos subjetivos.











Exercícios do texto O Conhecimento como característica daHumanidade.

1-Dissemos neste capítulo que as características de cada espécie animal são transmitidas a seus descendentes por meio da bagagem genética. Procure exemplos em notícias publicadas em jornais e revistas que comprovem ou não essa hipótese.

Os seres vivos possuem capacidade de transmitir suas características aos descendentes, pelo qual os seres vivos se transformam ao longo do tempo.Porque ocasionalmente, a certa mudança na bagagem genética (mutação) que também pode ser transmitida. De forma geral, os animais possuem movimentos rápidos e ativos. Enquanto os vegetais são mais lentos. No entanto os seres vivos reagem a estímulos físicos e químicos como temperatura, luminosidade, composição química do meio ambiente.

2-Além das reações instintivas típicas de sua espécie, comodormir, alimentar-se quando tem fome, reproduzir-se, que outras características o homem desenvolveu?

A religião, a espiritualidade, adaptação da vida em comunidade, meio social, o aprendizado, a arte e a música são algumas dessas características.
3-O aprendizado é uma das formas que o homem desenvolveu para transmitir a cultura de uma geração para outra. Faça um relato baseado em suaexperiência pessoal que ilustre essa afirmação.
O aprendizado numa forma geral começa em casa, de pai para filho, e assim sucessivamente esse mesmo indivíduo fará a mesma coisa com seus filhos, sua família o seu aprendizado, a sua cultura. Como conhecer ensinar o lado bom da vida, o que não se deve fazer o que não pode das coisas ruins desse mundo. Ensinos desde pequenos até a sua fase adulta.
4-O quevocê entendeu pela frase: “O que caracteriza o homem é a riqueza e sutileza, a variedade e a versatilidade de sua natureza”, de Ernst Cassirer, citada no texto? Procure ilustrar suas ideias com uma pesquisa a respeito da variedade de culturas existentes.
Neste caso entendo que existem diversificadas culturas “costumes”, sociedades. No caso de um ser humano que nasce, cresce num contexto familiar,pode se receber influência da sociedade, ele próprio escolhe o que é bom e ruim para si, apesar de seus conhecimentos culturais. Até por não existir certo, e errado, neste ponto de vista cultural. Dentre essa pesquisa, relacionei a cultura popular que abrange todas as classes sociais, que se refere á interação entre pessoas numa mesma sociedade, que se varia com as transformações ocorridas. Nacultura indígena, são formados por povos diferentes, com hábitos, costumes e línguas diferentes. Existem no Brasil cerca de 230 sociedades indígenas em todo território nacional, já é da cultura indígena os rituais religiosos, seus trabalhos artesanais, utilidades de artefatos como instrumentos para festas e rituais.
5- Afirmamos que, apesar de o comportamento humano tender à ritualização e à...
tracking img