Perguntas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 ) O que é uma comunidade biológica?

Comunidades são conjuntos de populações de diferentes espécies que ocorrem em uma mesma área e interagem entre si.

2 ) Quais são as propriedades emergentes das comunidades? Explique cada uma.

As propriedades emergentes são: riqueza de espécies que trata-se do número absoluto de espécies encontradas em uma comunidade biológica. A equitabilidade quese refere o quanto semelhantes entre si são as abundâncias relativas das espécies que estão compreendidas na comunidade biológica. A diversidade trata-se de uma medida que leva em conta não somente o número absoluto de espécies da comunidade, mas também sua equitabilidade, ou seja, qual é a representatividade das espécies dentro da comunidade.
E os índices de diversidade, tratam-se de medidasmatemáticas que são calculadas levando-se em conta a riqueza de espécies e as suas abundâncias (equitabilidade entre elas), servindo de ferramenta para comparação entre comunidades biológicas.

3 ) Quais são as diferenças entre os modelos de comunidade de Gleason e de Clements? Explique comparando os dois conceitos.

Para Gleason, cada população que ocorre em uma determinada comunidade só estálá devido às suas necessidades abióticas, que são encontradas em um habitat desta comunidade já para Clements, as várias espécies são como os órgãos, são interdependentes entre si, espécies são dependentes das interações bióticas.

4 ) Qual é a diferença entre nicho potencial e nicho realizado?

O nicho potencial é a extensão dos recursos do ambiente, no espaço e no tempo, que uma dadaespécie poderia ocupar na ausência de competição e o nicho realizado é o nicho que o organismo de fato ocupa em um local, devido às pressões competitivas de outras espécies.

5 ) O que é o princípio da exclusão competitiva? Quais são suas implicações para a coexistência de espécies?

O princípio é que duas espécies que compitam exatamente pelos mesmos recursos não podem existir em um mesmo local,logo duas espécies não podem ocupar exatamente o mesmo nicho. Uma espécie convivendo no mesmo nicho que outras, pode levar a extinção de uma das espécies.

6 ) O que é deslocamento de caracteres? Qual é sua relação com o princípio de Gause?

No deslocamento de caracteres espécies similares, com nichos similares, que quando ocorrem juntas tendem a apresentar um deslocamento de caracteres, ouseja, uma alteração de um caráter morfológico que permita uma menor sobreposição de nicho, e assim, a coexistência. Com o deslocamento de caracteres, espécies diferentes podem ocupar o mesmo nicho sem uma levar a outra a extinção.

7 ) Quais são as unidades menores utilizadas para o estudo de comunidades? Explique cada uma.

As unidades menores são: guildas que são grupos de organismos queexporam os recursos de uma mesma maneira; a taxocenoses que são grupos de organismos de um determinado táxon, escolhidos arbitrariamente e os grupos funcionais são os conjuntos funcionais que compõe a estrutura trófica: produtores, consumidores, decompositores.

8 ) Quais são os dois modelos que explicam porque uma comunidade mais diversa é mais estável? Explique e compare ambos.

Os modelossão a hipótese do rebite onde as espécies são comparadas a rebites em um avião. A cada rebite removido de um avião, isto comprometeria mais sua estabilidade, até que o mesmo eventualmente entrasse em colapso. O mesmo ocorre com as comunidades e na hipótese da redundância o que seria mais relevante para a estabilidade da comunidade não seria a riqueza de espécies e a diversidade, mas sim que asrespectivas biomassas dos grupos funcionais: produtores, consumidores, decompositores, etc. seja mantida.


9 ) Porque os trópicos são mais diversos? Explique.

Pois nos trópicos existe uma variabilidade muito maior de condições climáticas, que resulta em uma heterogeneidade maior de habitat, que por sua vez resulta em uma maior diversidade biológica.

10 ) Explique o que são interações...
tracking img