Perguntas e respostas sobre o filme freud além da alma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1°) As primeiras considerações de Freud a respeito da histeria, foram baseadas nos métodos de Charcot, Bernheim e Breuer. A evolução terapêutica de Freud começa desde a sugestão hipnótica defendida por Charcot ao método catártico de Breuer. Os primeiros contatos com Charcot, Freud conhece o poder da sugestão hipnótica no tratamento da histérica. Charcot foi responsável por introduzir a histeriano meio científico, pois naquela época essa doença não era levada em consideração pelos médicos, era considerada uma dissimulação, pois os sintomas não tinham origem física. Já para Bernheim o hipnotismo, seria um fenômeno psíquico sustentado pelo efeito da sugestão ou seja a influencia de psíquica exercida por outra pessoa de maneira persuasiva. Já Breuer começou a usar a hipnose com a finalidadede ajudar a seus pacientes. Breuer não sugestionava os pacientes durante a hipnose; apenas fazia que eles falassem tudo o que eles estavam pensando, o que é diferente do uso da hipnose com finalidade sugestiva de Charcot.
2°)O procedimento terapêutico por Breuer foi induzir a paciente sob hipnose a relembrar traumas esquecidos e reagir a eles com poderosas expressões de afeto. Quando isso erafeito, o sintoma, que ate então tomara o lugar dessas expressões de emoção desaparecia. Freud teve seu primeiro contato com a hipnose quando ainda era estudante, assistindo uma apresentação de Hansen "o magnetizador", através da qual assegurou-se da validade dos eventos hipnóticos. Por volta de seus vinte anos soube que um médico de prestígio em Viena, o doutor Joseph Breuer (seu futurocolaborador), também utilizava, em alguns casos, a hipnose com fins terapêuticos. Nesta época, a maior parte da comunidade médica e da população não viam a hipnose como uma técnica médica séria e, acreditavam que ela poderia trazer males aos que se submetessem ao método. Um dos maiores cientistas que trabalharam com a hipnose foi o francês Jean-Martin Charcot (1825-1893), que orientou Freud no períodoentre outubro de 1885 e fevereiro de 1886 em Paris (hospital Salpêtrière), que colocava a hipnose como um fenômeno fisiológico. Outro grande nome era o de Bernheim, que reduzia a hipnose a um fenômeno gerado pela sugestão. Freud comenta ter passado a fazer uso do tratamento hipnótico em sua clínica com êxito superiores aos demais métodos que aplicava (hidroterapia, eletroterapia, massagens, repouso ealimentação abundante - método de Mitchell). Freud salienta em seu Estudo Autobiográfico que "desde o princípio, usei a hipnose de uma outra maneira, diferente da sugestão hipnótica", referindo-se ao método catártico utilizado por Breuer. É interessante relatar aqui que em 1893 Freud publicou um artigo intitulado Um caso de cura pelo Hipnotismo, no qual narra a cura de uma paciente histérica emapenas três seções, pelo método da sugestão, método que consistia em retirar os sintomas dando "sugestões" que eliminavam os sintomas, como por exemplo, quando um paciente não conseguia mover seu braço (que não tinha nenhum dano orgânico), então durante a hipnose lhe era dito que após despertar do sono hipnótico (ou no dia seguinte) seu braço voltaria a funcionar normalmente.
3°) Segundo Freud aorigem da neurose está relacionada com a sexualidade infantil, porem essa sexualidade se manifesta de maneira diferente a dos adultos. A neurose tem cuja origem é devida a distúrbios somáticos da sexualidade, a neurose como uma “afecção psicogênica em que os sintomas são a expressão simbólica de um conflito psíquico que tem raízes na história infantil do sujeito e constitui compromissos entre desejoe a defesa. Basicamente podemos dizer que a neurose é caracterizada por sintomas (perturbações do comportamento, dos sentimentos ou do pensamento) que manifestam uma defesa contra um conflito interno fonte de angústia, resultando em benefícios secundários. Freud entendia a neurose como o resultado de um conflito entre o Ego e o Id, ou seja, entre aquilo que o indivíduo é (ou foi) de fato, com...
tracking img