Perguntas e respostas sobre libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1239 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Segundo este Decreto, quem é considerada pessoa surda?
R Considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo o uso da LIBRAS.
2- Explique o Parágrafo único do capítulo I do decreto 5626/2005
R É feito um exame chamado audiograma nele é detectado o grau de surdez dapessoa.
3- Como disciplina curricular obrigatória ou optativa, explique o Capitulo II quanto a inclusão da LIBRAS nos cursos superiores.
R O curso de Libras deve ser inserido como disciplina obrigatória nos cursos destinados à educação e no curso de Fonoaudiologia, nos cursos de licenciatura de diferentes áreas do conhecimento ele se torna uma matéria optativa, já no curso de Pedagogia e nocurso de Educação Especial ele é uma matéria obrigatória. Com essa obrigatoriedade fica assim todo professor e fonoaudiólogo fica preparado para receber uma pessoa deficiente auditiva.
4- Selecione um item de cada artigo do capítulo III do Decreto, registre em sua atividade para posteriormente expor aos colegas.
R   Art. 4º A formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais doensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser realizada em nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua.
Art. 5º A formação de docentes para o ensino de Libras na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental deve ser realizada em curso de Pedagogia ou curso normal superior,em que Libras e Língua Portuguesa escrita tenham constituído línguas de instrução, viabilizando a formação bilíngüe.
Art. 6º A formação de instrutor de Libras, em nível médio, deve ser realizada por meio de:
I - cursos de educação profissional;
II - cursos de formação continuada promovidos porinstituições de ensino superior; e
III - cursos de formação continuada promovidos por instituições credenciadas por secretarias de educação.
Art. 7° Nos próximos dez anos, a partir da publicação deste Decreto, caso não haja docente com título de pós-graduação ou de graduação em Libras para o ensino dessa disciplina em cursos de educação superior, ela poderá ser ministrada por profissionais que apresentempelo menos um dos seguintes perfis:
I - professor de Libras, usuário dessa língua com curso de pós-graduação ou com formação superior e certificado de proficiência em Libras, obtido por meio de exame promovido pelo Ministério da Educação;
II - instrutor de Libras, usuário dessa língua com formação de nível médio e com certificado obtido por meio de exame de proficiência em Libras, promovidopelo Ministério da Educação;
III - professor ouvinte bilíngüe: Libras - Língua Portuguesa, com pós-graduação ou formação superior e com certificado obtido por meio de exame de proficiência em Libras, promovido pelo Ministério da Educação.
5- Fale resumidamente qual a ligação do Capítulo IV com nosso curso de LIBRAS?
REsse capitulo fala da formação do profissional de Libras como interpretes etradutores, que somente e reconhecido como tais profissionais quem fizer cursos por meio de instituições reconhecidas pela a sociedade surda e passar por teste de proficiências elaborado pelo o MEC.
6- Qual é a distinção entre as funções: professor docente e tradutor e intérprete de Libras?
R Professor docente é aquele que esta preparado para dar aquela aula, para ministrar aula daqueladeterminada matéria.
Tradutor e Interprete de Libras é aquele que faz cursos através de centro de formação de interpretes reconhecido pelo MEC, e pelas comunidades surdas do país.
7- No capitulo V observamos várias modalidades de Cursos de Libras, que tipo de Curso é o nosso?
R Educação Profissional (Curso Técnico).

8- Fala sobre os três profissionais apresentados no Artigo 19 do Capítulo...
tracking img