Perguntas e respostas mercado de capitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Traduza as siglas: ON e PN.
ON significa ações ordinárias nominais e PN significa ações preferenciais nominais.
2. Por que nos mercados em desenvolvimento, geralmente, as ações ordinárias são pouco atrativas para o investidor?
O preço de mercado das suas ações ordinárias pode diminuir devido a quaisquer desses riscos ou outros fatores, e os potenciais investidores podem perder partesubstancial ou todo o seu investimento.
3. O que são ações escriturais?
Ações Escriturais, a prioridade presume-se pelo registro da conta de depósito das ações, aberta em nome do acionista nos livros da instituição depositária, circulando sem emissão de certificados.
4. O que significa o valor intrínseco ou econômico de uma ação?
O valor intrínseco ou econômico das ações equivale ao valor presente deum fluxo de benefícios de caixa descontado a uma taxa de retorno mínimo requerida pelos investidores, a qual incorpora o risco associado investimento.
5. Descreva a função característica de cada um dos principais agentes do Mercado de Capitais.

6. Qual a principal função do Mercado Primário?
A colocação de ações ou outros títulos (ou seja, novas emissões) ocorre dentro de um determinadointervalo de tempo, no qual os agentes de colocação (bancos, corretoras, etc.) vendem os títulos comprados junto ao emissor (empresas, bancos, governos) para investidores.

Este mecanismo é denominado mercado primário e tem como principal objetivo levantar novos recursos para o emissor, recursos estes que podem ser utilizados para o financiamento de projetos de expansão, para abater dívidasexistentes ou para reforçar a posição de caixa do emissor.
7. Qual a principal função do Mercado Secundário?
Permitir ao investidor converter as aplicações realizadas em dinheiro através da venda de suas ações para outro comprador que não adquiriu ações no momento da emissão.
8. Aponte as vantagens e desvantagens da abertura de capital por parte das empresas.
Vantagens
Ampliação da base de captaçãode recursos financeiros para empresa e dessa forma, um aumento do seu potencial de crescimento. Proporciona maior liquidez para o patrimônio dos acionistas. Maior flexibilidade nas decisões estratégicas sobre estrutura de capital da empresa. Profissionalização da gestão da empresa. Melhoria na imagem institucional da empresa.
Desvantagens
Elevação dos custos operacionais com consequência dasalterações estatutárias. Necessidade de divulgação de informações ao diversos públicos. Necessidade de distribuição de dividendos. Possibilidade de interferência de novos acionistas na gestão da empresa.
9. O que diferencia uma colocação de subscrição do tipo Firme, de uma do tipoMelhores Esforços?
A diferença é que a colocação de ações do tipo firme prevê a subscrição e a integração, por parte da instituição financeira (ou consórcio de instituições) responsável pela distribuição do total das ações emitidas pela empresa. Assumem amplamente os riscos da operação, já a colocação de ações do tipo melhores esforços a instituição financeira não assumem nenhum tipo deresponsabilidade sobre a integralização das ações em lançamento, e o risco da colocação no mercado corre exclusivamente por conta da sociedade eminente.
10. Nas emissões primárias de Ações para subscrição pública, qual o tipo de colocação você julga o mais adequado para empresas estreantes e por quê?

11. Entre os diferentes valores das ações qual ou quais os utilizados como referência para as negociaçõesem Bolsa de Valores.
O que é utilizado para negociações das Bolsas de Valores é o Valor De Mercado.
12. Na administração de renda fixa, qual a estratégia a ser adotada quando o cenário econômico projeta uma queda da taxa de juros.

13. Quando o investidor quer que sua ordem seja executada o mais rápido possível, que tipo de ordem ele deve transmitir a sua Corretora?

14. Explique o que é...
tracking img