Perguntas e Respostas Livro Retalios Cósmicos

4582 palavras 19 páginas
1 – POR QUE AS REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS NÃO PODEM SER TRATADAS COMO UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO ACUMULATIVO E QUAIS AS CONSEQUENCIAS DESTE FATO?
A transição de um paradigma em crise para um novo no qual pode surgir uma nova tradição de ciência normal está longe de ser um processo acumulativo obtido através articulação do velho paradigma. É antes uma reconstrução da área de estudos a partir de novos princípios, reconstruções que altera algumas das generalizações teóricas mais elementares do paradigma, bem como muitos de seus métodos e aplicações.Sendo que teorias obsoletas não são consideradas acientífica pelo somente pelo fato de terem sido descartadas. Essa conclusão torna difícil conceber o desenvolvimento científico como um acréscimo.
O resultado de tudo isso foi uma revolução cientista, em que os cientistas passaram a traçar linhas frequentemente não acumulativas, nas quais cada ciência é relacionada o período em que foi criada, ao invés de procurar a contribuição de uma ciência mais antiga para uma mais atual. Outra consequência é incomensurabilidade dos paradigmas.

2 – POR QUE KUHN DIZ QUE O TRBALHO DA CIÊNCIA NORMAL É PARECIDO COM A RESOLUÇÃO DE UM QUEBRA-CABEÇA?
Kuhn entende a ciência normal como uma atividade de resolução de “quebra-cabeças”, já que, como eles, ela se desenvolve segundo regras relativamente bem definidas, além de possuir uma solução assegurada. Só que na ciência os quebra-cabeças nos são apresentados pela Natureza. O dever do cientista é insistir no emprego das regras e princípios paradigmáticos fundamentais na utilização de todas as “peças” a fim de solucionar um problema em questão.

3 – QUAL É A RELAÇÃO ENTRE OPERAÇÃO DE LIMPEZA E RESOLUÇÃO DE UM QUEBRA-CABEÇA? EXPLIQUE.
Na operação de Limpeza a pesquisa é voltada na tentativa de encaixar os fenômenos da natureza nos limites do paradigma, o mesmo ocorre em um quebra cabeça em que tentamos encaixar as peças.

4 – QUAL A RELAÇÃO ENTRE REGRAS DA CIÊNCIA NORMAL E O PARADIGMA?

Relacionados