Perguntas e respostas de Macrorconomia

4039 palavras 17 páginas
I -Grupo – Sobre o consumo
1- O que é a PmgC?
R: A Propensão marginal a consumir mede quanto se incrementa no consumo de uma pessoa quando há um acréscimo em sua renda disponível (a renda disponível depois do pagamento dos impostos) em uma unidade monetária.
2- Porque nos interessa a tendência do Consumo Nacional?
R: Nos interessa a tendência do Consumo Nacional porque é Ele que nos fornece (como economistas) dados que nos permitirão avaliar a Economia de um País, isto é, o PIB.
3- Quantas teorias de consumo estudou, quais são e quem são os seus autores?
R: Estudei quatro teorias de consumo, sendo:
1- Teoria de Keynes. A lei psicológica de Keynes que diz que quando o rendimento aumenta, o consumo aumenta em proporção menor.
2- Teorias de Duesemberry. Falou das características da Renda Relactiva: Efeito da demonstração (luxo na miséria), e o efeito de resistência que diz que o individuo procura manter o seu consumo em óptimas condições embora haja descida no rendimento.
3- Ando-Modigliani. Falou da teoria do ciclo de vida, onde mostrou que a noção de riqueza compreende duas componentes: a riqueza humana e a riqueza não humana-dinheiro.
4- Teoria de Milton Friedman. Falou da renda permanente que é o rendimento que o indivíduo espera receber ao longo de sua vida; e da renda transitória que é o rendimento que um individuo não espera que venha a persistir. 3.1- Faça uma distinção entre a Teoria do consumo da Renda Absoluta e a teoria da Renda Relactiva. Não se esquecendo das suas representações gráficas.
R: A Teoria da Renda Absoluta defendida por Keynes que diz que quando o rendimento aumenta, o consumo aumenta em proporção menor. A Teoria da Renda Relactiva defendida por Duesemberry onde falou das características da Renda Relactiva: Efeito da demonstração (luxo na miséria), e o efeito de resistência que diz que o individuo procura manter o seu consumo em óptimas condições embora haja descida no rendimento.

Representações Gráficas

Relacionados