Perguntas e respostas de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Que quer dizer philosophía? A quem se atribui a invenção dessa palavra? Filosofia significa a amizade pela sabedoria ou amor e respeito pelo saber.
Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras a invenção da palavra filosofia.

2. O que Pitágoras queria dizer ao se referir às pessoasque comparecem aos Jogos Olímpicos? Pitágoras queria dizer que o filósofo não é movido por interesses comerciais e financeiros; também não é movido pelo desejo de competir; mas é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, as pessoas, afinal,pelo desejo de saber

3. O que levou alguns gregos a se aproximarem da Filosofia?
A admiração pela realidade, a insatisfação com as explicações e tradições levaram alguns gregos a se aproximarem da filosofia, fazendo perguntas pra descobrir a verdade das coisas.

4. Enumere os principais traços da Filosofia nascente.Tendência racional: a razão humana ou o pensamento é a condição de todo o conhecimento verdadeiro.
Recusa de explicações preestabelecidas: procura de explicações racionais e soluções para fatos e problemas. Tendência à argumentação e ao debate: respostas conclusivas àsquestões, dificuldades e problemas. Capacidade de generalização: demonstrar que uma explicação serve para muitas coisas diferentes ou para fatos diferentes. Capacidade de diferenciação: é a capacidade racional para compreender quefatos ou coisas podem ser semelhantes ou diferentes e com isso fazer uma análise.

5. Que é a tendência à racionalidade?
A razão humana ou o pensamento é todo conhecimento verdadeiro, assim a razão ou pensamento deve conhecer as leis, regras, princípios e normas de suas operações.

6. Que ésíntese? E análise?
Síntese é a capacidade de generalização, reunião ou fusão de varias coisas numa união intima para formar um todo. Análise é a capacidade racional para compreender diferenças onde parece haver semelhanças; ação de desligar e separar as coisas em partes

7. Qual é a noção deconhecimento verdadeiro trazida pela Filosofia nascente? O conhecimento verdadeiro encontra as leis e os princípios universais e necessários do objeto conhecido e demonstra sua verdade por meio de provas ou argumentos racionais.

8. Que significa afirmar que “a razãoe o pensamento operam obedecendo a leis, princípios e regras universais”? Somos seres racionais, portanto nosso pensamento é coerente e capaz de conhecer a realidade porque segue lógicas de funcionamento.

9. Qual a diferença entre o acaso na natureza e o possível nas ações humanas?O acaso é o que não está em nosso poder escolher (ex: não podemos escolher que aconteça uma tempestade em tal dia e etc). O possível é o que podemos escolher e fazer, é o que está em nosso poder.

10. Para a ação humana, qual é a diferença entre o necessário, o contingente e o possível?...
tracking img