Perguntas sobre o livro a era do direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Encontrar na obra de Bobbio, A Era dos Direitos, quais são os direitos de primeira, segunda, terceira e quarta geração.
O autor classifica os direitos em quatro gerações: A primeira geração érepresentada pelos direitos civis; as primeiras liberdades exercidas contra o Estado.Os direitos de segunda geração são representados pelos direitos políticos/sociais; direitos de participar do Estado.Aterceira geração é representada pelos direitos econômicos, sociais e culturais; e a mais importante seria o representado pelos movimentos ecológicos. A quarta geração possui os direitosexemplificados pela pesquisa biológica, defesa do patrimônio genético etc.
2- Quais foram os avanços que a conquista desses direitos proporcionaram a sociedade?
A conquista desses direitos proporcionaram muitosavanços a sociedade,são processos simultâneos, as gerações refletem as evoluções tecnológicas da sociedade, criando novas necessidades para os indivíduos. São criadas também novas ameaças à liberdadedo indivíduo ou permitidos novos remédios para as suas indigências. O direito à participação no poder se desenvolve. A sociedade, uma vez que em constante transformação, vem reconhecendo, a cada dianovos direitos. Dessa forma, essa classificação aduzida por Bobbio esta sempre em expansão. A sociedade deve ficar atenta para não fechar as portas à análise de novos direitos e garantias.
3-De acordocom a concepção de alguns doutrinadores, qual é o termo que substitui a ''geração'', ''era'' ou ''fases'' do direito?

Alguns doutrinadores afirmam que o termo dimensões do direito substitui ostermos “gerações”, “eras” ou “fases”do direito, caso estes venham a induzir apenas sucessão cronológica .
4- Por que determinados doutrinadores (Augusto Cançado, Wolkmer, Bonavides, etc.) afirmam quemesmo com a fama alcançada e o inegável valor didático, a teoria das gerações de direitos não se sustenta diante de uma análise mais crítica?
Determinados doutrinadores afirmam que a teoria das...
tracking img