Perguntas sobre o absolutismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- O que foi o absolutismo

O absolutismo era o poder absoluto dos reis, com sua burocracia palaciana e seu exercito permanente, um poder que controlava toda a economia e que se justificava emmaior ou menor grau na crença de que o poder monarca vinha de Deus.

2- O que o Antigo regime tem a ver com o absolutismo

O antigo regime era uma sociedade que celebrava a desigualdade legalizandoprivilégios dos quais somente uma pequena parcela dos súditos do rei podia desfrutar. Algumas estavam isentos de imposto e outros pagavam taxas muitos pequenas ao rei. Sua base de sustentação era oabsolutismo, o poder absoluto dos reis.

3- Cite e explique dois exemplos de fatos que favoreceram o surgimento do absolutismo na Europa.

A formação dos Estados Nacionais e o desenvolvimento docomércio foram fatos que favoreceram o surgimento do absolutismo. Os Estados Nacionais Modernos representaram a junção do poder político do rei mais o poder econômico da burguesia. Com o declínio do mundofeudal, as relações comerciais aumentaram e a necessidade de expandir os mercados consumidores também. Nesse sentido, a burguesia surgiu como o personagem que liderou os avanços do capitalismomercantil. O rei, tendo o poder político centralizado em suas mãos, realizou uma parceria com os burgueses em relação ao aumento das práticas comerciais, em que o primeiro contribuiu com o apoio político e osegundo com o apoio econômico. A intenção, portanto, era ampliar as riquezas das nações através das atividades mercantilistas e das relações ente o rei e a burguesia durante os Estados Nacionais.4- O que foi o Absolutismo na Europa.

O absolutismo foi uma política de centralização do poder nas mãos dos monarcas. A Europa, a partir do século XVI, passou por transformações econômicas epolíticas que deu origem à formação dos Estados Nacionais Modernos. Diante disso, os reis das nações europeias vivenciaram um momento de grande poderio, uma vez que a Igreja Católica estava em crise por...
tracking img