Perguntas sobre motivação respondidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Patricia Amélia Tomei
A Satisfação e a Motivação no Trabalho

FAQ
1. O que é motivação?
Processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa em relação ao alcance de uma determinada meta. Motivação é uma função de três elmentos chave- esforço, objetivos e necessidades. Quando alguém está motivado, esforça-se muito. No entanto, não é garantido que níveiselevados de esforço levem a resultados favoráveis. Assim é preciso considerar a qualidade do esforço, tanto quanto a sua intensidade. O esforço consistente e direcionado com os objetivos é o tipo de esforço que estamos buscando de pessoas motivadas.
Em psicologia, motivação é a força propulsora (desejo) por trás de todas as ações de um organismo. A motivação é uma força interior que se modifica acada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo. Dessa forma, quando dizemos que a motivação é algo interior, ou seja, que está dentro de cada pessoa de forma particular erramos em dizer que alguém nos motiva ou desmotiva, pois ninguém é capaz de fazê-lo.
Motivação é quando se tem um motivo para agir. Ter motivação significa ter um desejo por trás desuas ações. Ela é responsável pela persistência de uma pessoa para atingir uma meta.
A motivação no trabalho é a vontade de exercer níveis elevados de esforço na direcção dos objectivos organizacionais, condicionados pela capacidade do esforço para satisfazer alguma necessidade individual.
A motivação no trabalho é o conjunto de forças energéticas que têm origem quer no indivíduo, quer for a dele,e que moldam o comportamento de trabalho, determinando a sua forma, , intensidade e duração(Pinder, 1998)
A maioria das definições de motivação não varia grandemente das já apresentadas, tendendo a incluir:
* Um elemento de estimulação
* Um elemento de acção e esforço
* Um elemento de movimento e persistência
* Um elemento de recompensa

2. Como as necessidades afetam a motivação?
Umanecessidade é algum tipo de estado interno que faz com que certos resultados pareçam atraentes. Uma necessidade não-satisfeita gera certa tensão, que estimula os impulsos dentro dos indivíduos. Esses impulsos geram um comportamento de busca a objetivos específicos, que, se alcançados, vão satisfazer a necessidade e reduzir a tensão. Portanto, as pessoas se mobilizam, se motivam para alcançar as suasnecessidades.

3. O que é Motivação intrínseca e motivação extrínseca ?
Motivação intrínseca são comportamentos de trabalho que são estimulados pelo entusiasmo que o trabalho em s i mesmo suscita naquele que o executa
Motivação extrínseca são comportamentos executados com a finalidade de obter uma recompensa material ou social, ou para evitar alguma forma de punição

4. Quais fatores podemmotivar os funcionários da empresa?
Deixar que os funcionários tivessem mais responsabilidades nas suas decisões, delegando autoridade, sabendo que o seu trabalho será reconhecido, pois se sentem mais desafiados e crescendo profissionalmente.

5. O que é e como a Teoria e Necessidades de Maslow se aplica às empresas ?
A Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow é, sem dúvida, a teoria damotivação mais conhecida.
Esta teoria assenta em dois pressupostos fundamentais:
* As pessoas são organismos motivados pelo desejo de satisfazer determinado tipo de necessidades
* Essas necessidades são universais e dispõem-se de forma sequencial ou hierárquica.
Isso significa que o indivíduo se sentirá motivado a satisfazer uma necessidade de nível superior apenas quando todas as outrasnecessidades que lhe são inferiores estiverem satisfeitas
Maslow distingue cinco níveis de necessidades que podem ser graficamente representadas por uma pirâmide:

Necessidades fisiológicas, Necessidades de segurança, Necessidades sociais,Necessidades de estima,Necessidades de auto-realização
Maslow dividiu ainda as cinco necessidades em dois grandes grupos: necessidades de ordem superior, ou...
tracking img