Perguntas sobre livro de Konnings

327 palavras 2 páginas
1) Onde nascem e como nascem os textos sagrados ?Qual é a condição para que os texto se perpetue?
R:Os textos sagrados surgem a partir de relatos sobre a ação de deuses, espíritos e de encontrosde pessoas com o divino. As pessoas representam a história do povo que compõe a respectiva religião. Estas, inspiradas pela divindade, são chamadas de profetas e devem revelar ao povo conceitos fundamentais que lhe foram passados. E para que um texto se perpetue, é necessário que ele seja entendido pelos adeptos como sendo um livro de inspiração divina.

2) Indique os problemas que envolvem apassagem da memoria para o registro escrito
R:A passagem da memória para o registro escrito não é linear nem automática; pelo contrário, envolve conflitos, tensões e opções. A escrita foi (ainda o será!?)mais coisa de homens que de mulheres, de elites que de populares. E assim é que mulheres quase desaparecem (ou parecem desaparecer) nos títulos e entre os personagens de destaque na tradição judaica(embora vários dos textos as coloquem em evidente protagonismo, que precisa ser resgatado): os poemas eróticos da mulher corajosa e apaixonada se converteram no Cântico dos Cânticos de Salomão, atransgressão legitimada de Tamar.em Gn. 38 é praticamente desconhecida. No Novo Testamento cristão escreveram-se textos para silenciar as mulheres (é só conferir a primeira carta a Timó­teo). E há mulheresmuçulmanas que não se sentem muito à vontade com preceitos do Islã, cujos textos escri­tos recordam as palavras do Profeta Muhammad, estabelecidos numa época pouco posterior ao desaparecimento doProfeta, às vezes em versões distintas.

3) Identifique todos os textos apresentados no segundo artigo da apostila.
R:Textos sagrados do budismo, Os vedas: livro sagrado do hinduísmo,
Livros sagradosdo confucionismo, A Bíblia: escrituras sagradas dos judeus e cristãos, Alcorão: livro sagrado do islamismo, PopolVun: narrativas sagradas dos

Relacionados