Perguntas ref a resistencia de materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é uma estrutura resistente?


Compreendem todas as partes que compõem o edifício, desde o revestimento, a pintura até a sua medula, o seu amago. Ou em engenharia civil, é as partes que suportam as cargas de uma construção e as transmitem as fundações.



2. O que é morfologia das estruturas?


É o estudo das estruturas resistentes sob o ponto de vista da forma, considerandoas suas origens (morfogênese) e evolução, tendo como objetivo dar o conhecimento básico para a síntese, analise e concepção de estruturas que respondam aos anseios(as vontades) funcionais, técnicos e culturas.



3. Qual é a classificação dos fatores morfogênicos? Comente cada classe.


Funcionais, técnicos e estéticos. Os Fatores funcionais são os preponderantes na definição da formaestrutural. Todos os outros elementos morfológicos estão subordinados a este. Contendo na sua definição ainda as funções fundamentais: habitação, trafego condução e contenção. Fatores técnicos segundo mais importante os fatores técnicos de maior importância são os decorrentes dos materiais utilizados na construção das estruturas: a técnica de construção empregada, o estagio dos processos decalculo estrutural e a economia diante dos recursos disponíveis. Fatores estéticos. A estrutura resistente é o elemento construtivo de maior forca estética na composição arquitetônica, a estrutura resolvida com logica e simplicidade comunicam ao observador a sensação de equilíbrio e estabilidade que confortam. Por outro lado, é necessário salientar que uma simples e imediata solução estrutural nãodefine por si só, boa arquitetura. Devem ser levadas em conta a escala e as proporções do espaço, sempre vinculadas as dimensões do ser humano, dimensões estas de ordem física e, especialmente, psicológica.



4. Quais os tipos de sistemas estruturais? Comente cada um deles.


1) Estruturas que atuam principalmente através de sua forma matéria: sistemas de estruturas de forma ativa ousistemas estruturais em estado de tração simples. Exemplo: cabos e tirantes.
2) Estruturas que atuam principalmente por meio de composição de elementos com compressão e tração: sistemas estruturais de vetor ativo ou sistemas estruturais com tração e compressão concorrentes, exemplo: treliças planas e espaciais.
3) Estruturas que atuam principalmente por massa e continuidade material: sistemasestruturais de massa ativa ou sistemas estruturais em estado de flexão. Exemplo: vigas e placas.
4) Estruturas que atuam principalmente por continuidade de superfície: sistemas estruturais de superfície ativa ou sistemas estruturais de tensão de membrana, exemplo: membranas e cascas delgadas.
5) Estruturas que atuam principalmente por transmissão vertical de carga; sistemas estruturais verticais.Exemplo: pilares e colunas de edifício.



5. Qual é o elemento constituinte de uma construção, sem o qual, a arquitetura é inviabilizada? Por quê?


De todos os elementos componentes que contribuem para a existência da forma material rígida (casa, maquina, arvores ou seres animados), a estrutura é o principal. Sem estrutura, a forma material não pode ser preservada e, sem preservação daforma, o organismo inteiro não pode funcionar. Para a arquitetura existem muitos elementos, mas sua presença não é vital para a existência.



6. Quais as fases da concepção estrutural que antecedem o dimensionamento e independem do uso de fórmulas matemáticas?


Delineação da forma estrutural básica, dimensionamento global de seu componente, introdução de rigidez lateral, comprovação dospossíveis efeitos de variações térmicas, assentamentos de fundações, condições de carga e envelhecimento e, finalmente, escolha do material da estrutura e do método construtivo
7. Faça um paralelo entre a relação existente antigamente e a de hoje entre a arquitetura e a estrutura de uma edificação. Como as duas profissões, arquitetura e engenharia civil (calculista estrutural) se completam?...
tracking img