Perguntas Online Psicologia Comunit Ria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
 Perguntas online psicologia comunitária:
Não é característica da Psicologia Social Comunitária:
R: Administração científica dos recursos da comunidade
Escolha a alternativa correta. São características da Psicologia Comunitária, conforme o modelo proposto pela PSO latino-americana:
R: incentivo às relações baseadas na cooperação e comunicação dentro dos grupos
A prática da Psicologia SocialComunitária se desenvolve a partir da crítica aos modelos de trabalho comunitário baseados no Assistencialismo. Assinale abaixo a alternativa cuja proposta não surge a partir desta crítica.
R: Elaboração de palestras de especialistas sobre padrões de conduta nas relações pais e filhos e nas relações conjugais.
Marque a alternativa correta sobre a psicologia social comunitária
R: Só existe umaverdadeira psicologia comunitária quando esta se insere na sociedade, por meio da participação do psicólogo nos movimentos sociais. Esta ação se orienta como praxis, ou seja, na superação da alienação.
A partir de uma perspectiva crítica na tradição latino-americana, leia as afirmativas abaixo sobre a Psicologia na Comunidade ou Psicologia Comunitária e responda a seguir:
 
I. Um dos objetivos dainserção da Psicologia em comunidades é contribuir para a melhoria na qualidade de vida de pessoas e grupos sociais.
 
II. A psicologia comunitária deve assumir uma prática no sentido de assistir às necessidades básicas de pessoas e grupos socialmente excluídos, daí seu caráter essencialmente assistencialista.
 
III. A orientação predominante da psicologia comunitária deve ser no sentido da promoção dasaúde, educação, conscientização popular e facilitação das reformas sociais.
 
IV. A atuação do psicólogo em comunidades assemelha-se ao trabalho voluntário, daí sua caracterização como ação predominantemente não paga.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
 
R: I e III
O modelo de trabalho de intervenção psicossocial na comunidade, entre outras contribuições, pode servir para:
 
I – Proporcionarmelhores condições de vida para a população inserida na comunidade que recebe a intervenção;
 
II – Promover melhoras no quadro de saúde mental de um determinado indivíduo, trabalhando as relações nas quais este indivíduo está inserido.
 
III – Garantir condições mínimas de saúde mental para a comunidade sob intervenção.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
R: I, II e III
A Psicologia tem seaproximado, nas últimas décadas, das comunidades e regiões socialmente mais vulneráveis. Dentro deste contexto, a Psicologia Comunitária ganha destaque, ao promover intervenções que rompem com os tradicionais modelos assistencialistas. Aponte a alternativa correta.
R: Os psicólogos comunitários propõem que os próprios sujeitos se tornem capazes de transformar o espaço social e as relações alisurgidas.
A partir das leituras e das discussões em sala de aula sobre Psicologia Comunitária, responda: o trabalho do psicólogo tem caráter transformador quando:
 
I. Contribuir para que os sujeitos, coletivamente, superem suas condições de vida marcadas pela desigualdade.
II. Possibilitar o despertar do sujeito enquanto construtor da própria história como ser coletivo e único. 
III. Contribuir paraque os sujeitos, individualmente, superem suas condições de pobreza.
IV. Fortalecer o fatalismo perante as condições de desigualdade e opressão.
V. Fortalecer a consciência mágica dos sujeitos e comunidades, de modo a desnaturalizar a opressão e tornar o sujeito consciente a respeito da capacidade de mudar a realidade.
 
 
Está correto APENAS o que se afirma em:
 
R: I e II
Considerando-se oTrabalho de Campo na Pesquisa e Intervenção Social, pode-se dizer que:
 
I. A entrevista, a visita domiciliar, o atendimento em grupo e o acolhimento são instrumentos tradicionalmente relacionados à atividade de campo.
II. O trabalho de campo corresponde exclusivamente à definição espacial dos lugares nos quais a pesquisa vai ser efetivamente realizada.
III. O “campo”, quando se fala em pesquisa...
tracking img