Perguntas filosofia politica e democracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Em que sentidos costumamos usar a palavra política?
Usamos a palavra política ora para significar a uma atividade especifica – o governo -, realizada por um certo tipo de profissional – o político -,ora para significa uma ação coletiva – movimento estudantil nas ruas – de reivindicação de alguma coisa, feita por membros da sociedade e dirigida aos governos ou ao Estado.
2- O que queremosdizer quando relacionamos a política às atividades do governo?
O crescimento das atribuições conferidas aos governos, sob a forma do Estado, levou a uma ampliação do campo das atividades políticas, que passaram a abranger questões administrativas e organizacionais, decisões econômicas e serviços sociais. Essa ampliação acabou levando a um uso generalizado da palavra política para referir-se a todamodalidade de direção de grupos sociais que envolva poder, administração e organização.
3- O que entendemos por política quando a associamos a atividades exercidas por especialistas e profissionais?
A política parece como algo distante da sociedade, uma vez que é atividade de especialistas (administradores) e profissionais que se ocupam exclusivamente com o Estado e o poder. A política é feita”por eles” e não “por nós”, ainda que “eles” se apresentem como representantes “nossos”.
4- Qual o significado da política mais corrente para o senso comum e social?
O significado mais corrente é de conduta duvidosa, não muito confiável, um tanto secreta, cheia de interesses particulares dissimulados e frequentemente contrários aos interesses gerais da sociedade e obtidos por meios ilícitos ouilegítimos.
5- Que fatos contribuem para que se tenha uma visão negativa da política?
Um dos significados da política aparece como um poder distante de nós (passa-se no governo ou no Estado), ecercido por pessoas diferentes de nós (os administradores e profissionais da política), por meio de práticas secretas que beneficia quem o exerce e prejudicam o restante da sociedade.
6- Cite alguns traços quepossibilitaram aos gregos e aos romanos inventarem o poder político.
Rompendo com o poder despótico, gregos e romanos inventaram o poder político porque:
*Separaram a autoridade pessoa privada do chefe de família – senhorio patriarcal e patrimonial – do poder impessoal público, pertencente à coletividade: separaram o privado do público e impediram a identificação do poder político com a pessoado governante;
*Criaram a ideia e a prática da lei como expressão de uma vontade coletiva e pública, definidora dos direitos e deves para todos os cidadãos, impedindo que fosse confundida com a vontade pessoal de um governante.
*Criaram a instituição do erário público ou do fundo público, isto é, dos bens e recursos que pertencem à sociedade e são por ela administrados por meio de taxas, impostose tributos, impedindo a concentração da propriedade e da riqueza nas mãos dos dirigentes.
7- Qual a importância do espaço público para a consolidação da política na sociedade greco-romana?
A existência do espaço público de discussão, deliberação e decisão significa que a sociedade está aberta aos acontecimentos, que as ações não foram estabelecidas de uma vez por todas por alguma vontadetranscendente, que erros de avaliação e de decisão podem ser corrigidos, que uma ação pode gerar problemas novos, não previsto nem imaginados, que exigirão o aparecimento de novas lei e novas instituições. Isso fez com que o povo participasse da tomada de decisões.
8- Que contradições havia na sociedade greco-romana, do ponto de vista da política?
Em primeiro lugar, a economia era agrária eescravista, de sorte que uma parte da sociedade – os escravos – estava excluída dos direitos políticos e da vida política. Em segundo lugar, a sociedade era patriarcal e, consequentemente, as mulheres também estavam excluídas da cidadania e da vida pública. A exclusão atingia também os estrangeiros eo miseráveis. A cidadania era exclusiva dos homens adultos livres nascidos no território da cidade. Além...
tracking img