Perguntas do livro o alienista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de figuras de linguagem.
São formas que o escritor pode usar no seu texto para conseguir um efeito determinado na interpretação do leitor. São formas de expressão mais localizadas em comparação às funções da linguagem, que são características globais do texto. Podem relacionar-se com aspectos semânticos, fonológicos ou sintáticos das palavras afetadas. É muito usada no dia-a-dia daspessoas, nas canções e também é um recurso literário.
Prosopopeia
É uma figura de estilo que consiste em atribuir objetos inanimados e também em seres irracionais ou ações próprias dos humanos. Nas fábulas, a personificação toma um sentido simbólico, onde a atribuição de determinadas características humanas a seres irracionais.
Exemplos:
“O morro dos ventos uivantes.”
“O Sol amanheceu triste eescondido.”
Onomatopeia
É uma figura e linguagem na qual se reproduz um som com um fonema ou palavra. A forma adjetiva é onomatopaico como ruídos, gritos, barulho de animais e de maquinas e também o timbre da voz humana fazem parte das onomatopeias, como por exemplos em quadrinhos e em revistas são muito comuns o uso da onomatopeia.
Exemplos:
Kaboom – barulho de tiro ou explosão
Arghn! ,urgh! – som de nojo ou repulsa
Metáfora
Metáfora é uma figura de estilo que consiste na comparação de dois termos sem o uso de uma conexão. Como exemplo temos “Meu pensamento é um rio subterrâneo” de Fernando Pessoa na qual ele refere a um pensamento que um objeto abstrato a um rio, isso é uma metáfora.
Exemplos:
“seus olhos são dois oceanos”
“Essa menina é uma flor”
Assíndeto
Assíndeto éuma figura de estilo que consiste na omissão das conjunções ou conectivos, tendo resultado no uso de orações justapostas ou orações coordenadas assindéticas, separadas ou orações coordenadas assindéticas, separadas por vírgulas.
Exemplos:
“Soltei a pena, Moisés dobrou o jornal, Pimentel roeu as unhas”.
Peguei o exercício, levei-o para casa, li, reli, voltei à escola, briguei com a professora,fui à direção, reclamei da falta de conectivo.
Polissíndeto
É o emprego repetitivo da conjunção entre as orações de um período que é geralmente é a conjunção “e” ou “nem”. Um exemplo pode encontrar-se neste texto: “Tudo é seco e mudo e de mistura também mudando eu fiz outras cores”.
Exemplos:
"E eu morrendo! E eu morrendo!
Vendo-te, e vendo o sol, e vendo o céu, e vendo
Tãobela palpitar nos teus olhos, querida,
A delícia da vida! A delícia da vida!”.
"Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino, escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!".
Antítese
É uma figura de linguagem criada por Pedro de la larota que consiste na exposição de ideias contrarias. Ocorre quando há umaaproximação de palavras ou expressões se sentidos opostos. O contraste que se estabelece essencialmente para dar ênfase. É uma que muitas e confundida com o paradoxo.
Exemplos:
Nasce o Sol, e não dura mais que um dia; Depois da Luz se segue à noite escura; Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas e alegrias.
"Já estou cheio de me sentir vazio, meu corpo é quente e estou sentindo frio."Paradoxo
Parecido com a antítese, o paradoxo é uma figura de pensamento que consiste quando a conotação extrapola o senso comum e a lógica. Simplificando, é uma afirmação ou opinião que à primeira vista parece ser contraditória, mas na realidade expressa uma verdade possível.
Exemplos:
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dorque desatina sem doer;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade
Hipérbole
Hipérbole ou também chamada de auxese é a figura de linguagem que incide quando há demasia propositada num conceito, expressa de modo no qual a definir de forma dramática aquilo que se ambiciona vocabular, transmitindo uma ideia aumentada do autentico....
tracking img