Perguntas de deus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Você permite que Jeová lhe faça perguntas?
A BÍBLIA contém centenas de perguntas que penetram fundo no coração. O próprio Jeová Deus usa perguntas para ensinar verdades importantes. Por exemplo, ele usou várias perguntas ao exortar Caim a mudar seu proceder destrutivo. (Gên. 4:6, 7) Em outras ocasiões, bastava uma única pergunta de Jeová para motivar a pessoa a agir. Por exemplo, ao ouvir Jeováperguntar: “A quem enviarei e quem irá por nós?”, o profeta Isaías respondeu: “Eis-me aqui! Envia-me.” — Isa. 6:8.
Jesus, o Grande Instrutor, também fez bom uso de perguntas. Os Evangelhos registram mais de 280 de suas perguntas. Embora às vezes usasse perguntas para silenciar seus críticos, em geral seu objetivo era tocar o coração dos ouvintes, levando-os a refletir sobre sua condiçãoespiritual. (Mat. 22:41-46; João 14:9, 10) O apóstolo Paulo, escritor de 14 livros das Escrituras Gregas Cristãs, também usou perguntas persuasivas. (Rom. 10:13-15) Na sua carta aos romanos, por exemplo, há muitas perguntas. Estas motivam os leitores dessa carta a ter apreço pela ‘profundidade das riquezas, da sabedoria e do conhecimento de Deus’. — Rom. 11:33.
Algumas perguntas provocam uma respostaverbal, enquanto outras visam despertar uma reação mais profunda. Os Evangelhos registram o amplo uso que Jesus fez desse último tipo de pergunta. Certa vez, ele alertou seus discípulos: “Acautelai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes”, referindo-se à hipocrisia e aos falsos ensinos destes. (Mar. 8:15; Mat. 16:12) Sem entender o ponto, os discípulos de Jesus começaram a discutirsobre o fato de terem se esquecido de levar pão. Note como Jesus usou perguntas na breve conversa que se seguiu. “Ele lhes disse: ‘Por que disputais sobre não terdes pães? Não percebeis ainda e não compreendeis o significado? Estão os vossos corações obtusos no entendimento? “Embora tenhais olhos, não vedes; e embora tenhais ouvidos, não ouvis?” . . . Ainda não compreendeis o significado?’” Asperguntas de Jesus exigiam uma resposta mental, ou seja, motivavam seus discípulos a refletir sobre o real significado de suas palavras. — Mar. 8:16-21.
“Deixa-me perguntar-te”
Jeová Deus usou perguntas para reajustar o modo de pensar de seu servo Jó. Por meio de muitas perguntas, Jeová fez Jó ver a sua insignificância em comparação com o seu Criador. (Jó, caps. 38-41) Será que Jeová esperava umaresposta audível para cada uma dessas perguntas? Parece improvável. Perguntas como “Onde vieste a estar quando fundei a terra?”, com certeza visavam estimular o raciocínio e as emoções de Jó. Depois de algumas dessas muitas perguntas, Jó ficou praticamente sem palavras. Ele disse apenas: “Que te replicarei? Pus a minha mão sobre a boca.” (Jó 38:4; 40:4) Jó entendeu o ponto e se humilhou. Mas Jeová nãoestava simplesmente ensinando humildade a Jó. O modo de pensar de Jó também foi corrigido. Como?
Embora Jó fosse um “homem inculpe e reto”, suas palavras às vezes revelavam um conceito errado, observado por Eliú quando repreendeu Jó por “declarar justa a sua própria alma em vez de a Deus”. (Jó 1:8; 32:2; 33:8-12) Além disso, as perguntas de Jeová corrigiram o entendimento de Jó. Falando a Jó domeio de um vendaval, Deus disse: “Quem é este que está obscurecendo o conselho por meio de palavras sem conhecimento? Por favor, cinge os teus lombos como um varão vigoroso e deixa-me perguntar-te, e faze-me saber.” (Jó 38:1-3) Com perguntas, Jeová a seguir dirigiu a atenção à sua ilimitada sabedoria e poder, comprovados por suas obras maravilhosas. Esse esclarecimento ajudou Jó a confiar, comonunca antes, nos julgamentos e procedimentos de Jeová. Que experiência assombrosa para Jó — ser interrogado pelo próprio Deus Todo-Poderoso!
Como permitir que Jeová nos faça perguntas
Que dizer de nós? Será que também podemos nos beneficiar das perguntas registradas na Bíblia? Sim, podemos. Permitir que essas perguntas nos façam parar e pensar pode resultar em grandes recompensas espirituais. As...
tracking img