Perguntas contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) As três modalidades são:
a. Lançamento por oficio (art.149º CTN) – É feito por iniciativa da autoridade administrativa, independe da colaboração do sujeito passivo (contribuinte) e asinformações devem ser prestadas com base nos registros da administração.
b. Lançamento misto ou por declaração (art.147º CTN) – É feito por iniciativa do sujeito passivo (contribuinte) ou deterceiros na forma da legislação tributária, onde presta as informações sobre a matéria que é indispensável para sua efetivação.
c. Lançamento por homologação (art.150º CTN) – Este é o que maisgera divergências junto as autoridades administrativas, cabe ao sujeito passivo (contribuinte) apurar os dados necessários para efetuar o crédito e o recolhimento antecipado, sem prévio exame dasautoridades que pode ser ou não homologado.
2) Base de cálculo e alíquota (art. 3º CTN).
3) São:
d. Simples - Trata-se de um sistema de tributação em que com apenas uma alíquota a empresaquita todos os impostos atinentes à sua atividade, como se fosse uma forma de tributação pelo "imposto único".
e. Lucro Presumido – Neste sistema de apuração, como o próprio nome determina,presume-se o lucro de uma empresa com base na aplicação de alguns percentuais sobre a receita bruta.
f. Lucro Real – Neste sistema de tributação a empresa terá dois caminhos a seguir:
i.Apuração trimestral – É feita a apuração trimestral e recolhidos com base nas informações reais, esta prática é a mais onerosa para o contribuinte, pois o limite de compensação mediante prejuízo élimitado a 30% e para compensação no trimestre seguinte, ou seja, se houve lucro nos três primeiros trimestres e prejuízo no último o contribuinte irá pagar os tributos normalmente e o prejuízo só poderáser compensado no trimestre seguinte, levando em consideração o limite de 30%.
ii. Apuração anual – Neste sistema a empresa poderá compensar integralmente os prejuízos com lucros apurados...
tracking img