Perguntas cidade antiga - fustel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Em que circunstâncias os indivíduos eram considerados parentes?
R: Eram considerados parentes quando louvavam os mesmos deuses domésticos, faziam os mesmos sacrifícios por terem os mesmos deuses paternais como também ofereciam o banquete fúnebre na mesma sepultura, sendo assim dois homens podiam disser-se parentes quando compartilhavam da mesma os mesmos deuses, o mesmo lar, o mesmo banquetefúnebre.

Porque as mulheres não transmitiam parentesco?
R: Como o resultado de uma regra religiosa este ato destinava-se apenas aos homens, ou seja, o direito de transmitir o fogo sagrado era passado de homem para homem (ex: de pai para filho), se dirigia aos ascendentes em linha masculina.

O que era o banquete fúnebre?
R: Era a oferenda, de alimentos, feita pelos homens a seus ascendentesmasculinos, já mortos, aos ascendentes mais próximos faziam belos ofertas (ex: bolo), já aos ascendentes mais distantes como os de quarto, quinto e sexto grau ofereciam apenas um copo de água e alguns grãos de arroz, por exemplo. E é através da analise desses ritos que se mede o parentesco.

O que eram chamados de Samanodacas e Sapindas?
R: Quando dois homens têm banquetes e deuses diferentes,porém ao fazerem o banquete encontram um ancestral em comum, ao remontar a linha de seus ancestrais, e perceberem que as libações para o mesmo são apenas o simples, água e grãos de arroz esse parentesco chama-se Samanodacas, porém se lhe oferecem bolo também, este parentes chama-se Sapindas.

Porque agnação tem relação com a religião doméstica?
R: Os dois são relacionados pois a agnação éreconhecida pelo culto doméstico, ou seja, é reconhecida independente do parentesco consanguíneo, um exemplo era o fato do filho emancipado desliga-se totalmente do culto do pai, deixando de ser agnado do mesmo, já se um indivíduo é adotado e aceita o culto passa a ser agnado do adotante e todo o resto da família.

O que seria Cognatio?
R: Após reconhecerem o parentesco por sangue, nascimento, eindependente da religião (esse reconhecimento deu-se ao longo do tempo com o enfraquecimento da religião doméstica), o nomearam de Cognatio.

No tempo das XII TÁBUAS, era reconhecido apenas um tipo de parentesco, qual seria?
R: O único tipo de parentesco reconhecido era por agnação, pois era o único que reconhecia os direitos de sucessão.

Antigamente, como era a política de propriedade para asociedade germana? E para as grega e itálica?
R: Os germanos eram donos apenas da colheita e não da terra, a terra não pertencia a ninguém e todos os anos a mesma era troca de mãos. Ao contrário do povo anterior as sociedades grega e itálica sempre reconheceram a propriedade privada, porém em algumas cidades os indivíduos tinham que reunir suas colheitas e as consumiam em comum, ou seja, o mesmotinha direito apenas sobre a propriedade e não ao fruto de trabalho.

Relacione, através dos costumes e legados das sociedades grega e itálica, família, religião doméstica e propriedade privada.
R: Esses três princípios têm uma relação evidentemente inseparável, pois a concepção de propriedade privada está totalmente ligada à religião pelo fato de cada família possuir o seu lar e seus deuses,esses antepassados só podiam ser adorados pela sua família, e protegiam somente a ela, sendo assim sua propriedade exclusiva. Sendo mais específico o lar, simboliza uma vida sedentária, uma vez construído jamais deverá mudar de lugar; O deus da família deseja uma morada fixa, pois este serve para a família com um pensamento e a esperança que continue sempre ali, dessa maneira o lar toma posse daterra, essa parte da terra torna-se sua propriedade. A família acaba fixando esse solo como seu “altar”, ficando sempre agrupada ao seu redor.

Explique o significado das palavras Michioi e Penates.
R: Essas duas palavras referem-se aos deuses domésticos, que são deuses ocultos e particulares de cada família, ou seja, são deuses ocultos (Michioi) e deuses interiores (Penates).

Explique como...
tracking img