Perguntas 10 Passos ENPACS

493 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE ENFERMAGEM
ENFERMAGEM PEDIÁTRICA E NEONATOLÓGICA I

ESTUDO DIRIGIDO – GUIA ALIMENTAR MENORES DE 2 ANOS

1. Ao completar 6 meses de idade a criança passa a receber os chamados alimentos de transição. Porque somente a partir desta idade se deve introduzir estes alimentos?
2. O leite materno não deve ser retirado da criança mesmo ela já tendo completado 6 meses de idade. As papas de fruta e salgadas devem ser oferecidas à criança alternadamente com o leite. Quantas papas de frutas e salgadas se deve oferecer a criança ao completar 6 e 7 meses de vida respectivamente?
3. O consumo de vísceras (fígado, coração, moela) é importante para a criança que não está em aleitamento materno exclusivo. Por quê? Quantas vezes na semana recomenda-se oferecer estes alimentos à criança?
4. Quais os grupos de alimentos devem constituir a papa salgada?
5. Como deve ser a alimentação da criança ao completar 12 meses de vida?
6. Durante a consulta de crescimento e desenvolvimento uma mãe relata que está oferecendo as refeições à criança, que possui 8 meses de vida, sempre em horário bem regulares, e que a criança nunca come tudo o que é colocado no prato para ela. Como enfermeiro, como você orientaria esta mãe sobre a quantidade de alimentos que a criança deve ingerir e sobre o horário fixo das refeições?
7. Porque é importante oferecer papas espessas para as crianças?
8. A mãe pergunta: “Minha filha tem 9 meses de vida e ontem ofereci a ela cenoura amassadinha, ela não gostou muito, então para fazê-la comer, misturei com outros alimentos. E, às vezes, durante o jantar, substituo a refeição por leite, porque ela não come muito bem neste horário. Então prefiro dar o leite logo e garantir que ela fique satisfeita com o leite, estou fazendo errado?” Qual a seria sua resposta, de acordo com as recomendações da ENPACS?
9. A mãe de uma criança de 7 meses diz que oferece sucos ao seu filho, porém, às vezes opta por adoçá-lo com mel, pois acredita ser

Relacionados

  • Redes de atenção a saúde
    28774 palavras | 116 páginas
  • Dez passos
    20395 palavras | 82 páginas
  • Alimentação
    20671 palavras | 83 páginas
  • DEZ PASSOS PRA UMA ALIMENTACAO SAUDAVEL PARA CRIANCAS MENORES E DOIS ANOS
    21669 palavras | 87 páginas