Perfuracao de pocos de petroleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE HIDRÁULICA E SANEAMENTO

PAULO JUVÊNCIO BERTA DE SOUZA VALDIR LUIZ DE LIMA

AVALIAÇÃO DAS TÉCNICAS DE DISPOSIÇÃO DE REJEITOS DA PERFURAÇÃO TERRESTRE DE POÇOS DE PETRÓLEO

PAULO JUVÊNCIO BERTA DE SOUZA VALDIR LUIZ DE LIMA

AVALIAÇÃO DAS TÉCNICAS DE DISPOSIÇÃO DE REJEITOS DA PERFURAÇÃO TERRESTRE DE POÇOS DE PETRÓLEOMonografia final do curso de Especialização em Gerenciamento e Tecnologias Ambientais na Indústria, da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia.

Orientador : MSC Francisco Inácio Negrão

Salvador 2002

2

A Nossas esposas e filhos, pelo apoio e compreensão nas horas de trabalho e estudo, em que não pudemos partilhar de suas companhias.

3

AGRADECIMENTOS

A Francisco InácioNegrão, Consultor do GRH-EPUFBa, orientador sempre receptivo e atencioso, cujo conhecimento e sugestões foram fundamentais no desenvolvimento dos trabalhos. À Professora Dra. Iara Brandão, do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EPUFBa, por sua contribuição inestimável durante a revisão final desta monografia. A Regina Santos Silva Tonini, da Gerência de Tecnologia da Informação eDocumentação Técnica da Unidade de Negócios Bahia, da Petrobrás, pelo empenho e incentivo durante o processo de pesquisa. A Ana Cristina Novaes Eichin, da Gerência de Informação do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento, da Petrobrás, por sua contribuição durante o processo de pesquisa. A todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para que esta monografia se tornasse uma realidade. Nosso muito obrigadopor nos possibilitarem ter esta experiência enriquecedora e aberto nossas mentes para a busca de soluções aparentemente inatingíveis.

4

"Esquecendo os erros do passado construímos nosso novo mundo. Talvez nos falte poesia...Talvez nos falte amor. Mas com certeza podemos dar um pouco mais, pois com certeza o amor que não damos é o mesmo que não recebemos. E talvez, mirando-nos em exemplos decoragem, trabalhando pela paz e compreensão entre os homens, possamos um dia erguer os olhos novamente". (Charles Chaplin)

5

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 2. HISTÓRICO .......................................................... ................................................. 3. OBJETIVOS...................................................... ...................................................... 4. METODOLOGIA .................................................................................................... 5. ASPECTOS AMBIENTAIS DA PERFURAÇÃO TERRESTRE DE POÇOS DE PETRÓLEO ...................................................................................................... 5.1 –GENERALIDADES .................................................................................... 5.2 – A PERFURAÇÃO DO POÇO DE PETRÓLEO ......................................... 5.3 – CONSTRUÇÃO DA BASE ........................................................................ 5.4 – MÉTODOS DE PERFURAÇÃO ................................................................ 5.5 – FLUIDOS DE PERFURAÇÃO.................................................................. 5.6 –PRODUTOS DA PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO ............... 5.6.1 – CASCALHOS ................................................................................. 5.6.2 – METAIS PESADOS ................................................................ 5.6.3 – SAIS SOLÚVEIS............................................................................ 5.6.4 – HIDROCARBONETOS ................................................................. 5.7 – REVESTIMENTO DO POÇO..................................................................... 5.8 – DISPOSIÇÃO DE REJEITOS DA PERFURAÇÃO .................................. 6. AVALIAÇÃO DAS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE DISPOSIÇÃO DOS REJEITOS DA PERFURAÇÃO TERRESTRE DE POÇOS DE PETRÓLEO 6.1 –...
tracking img