Perfuração e revestimento em poços de petróleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Desde a Antigüidade o homem tem perfurado poços na crosta da terra, reconhecendo a necessidade de revesti-los total ou parcialmente para proteger suas paredes. Esse revestimento evoluiu das rudimentares alvenarias, adotadas na Antigüidade, passando pelas proteções de madeira, como as do poço de Drake, pelos tubos de ferro fundido usado até algumas décadas atrás, até chegar ao atualrevestimento constituído de tubos de aço especial.
Primeiro, a partir do poço inicial, eles perfuram um poço de superfície até uma profundidade pré-determinada (algum ponto acima de onde acha que se localiza a armadilha de petróleo).
Há cinco etapas básicas para perfurar o poço de superfície:
 Posicionar a broca, o colar e a tubulação de perfuração no poço;
 Prender o conjunto deligação e a mesa giratória e iniciar a perfuração;
 À medida que a sondagem prossegue, circular a lama através da tubulação e para fora da broca para remover os cortes de rocha do poço;
 Adicionar novas seções (emendas) da tubulação de perfuração, conforme o aumento da profundidade do poço;
 Remover (desengatar) a tubulação, o colar e a broca de perfuração quando a profundidade pré-determinada(no máximo a 600 metros) é atingida.
Assim que atingem a profundidade pré-determinada, eles devem cimentar o revestimento, ou seja: colocar seções da tubulação de revestimento no poço para prevenir que ele desmorone. A tubulação de revestimento possui espaçadores em volta do lado externo, para ficar centralizada no poço.
A equipe de revestimento coloca a tubulação de revestimento no poço.A equipe de cimentação bombeia o cimento ao longo da tubulação de revestimento, usando uma retro vedação, um cimento pastoso, um tampão superior e lama de perfuração. A pressão da lama de perfuração faz com que o cimento pastoso se mova através do revestimento e preencha o espaço entre o exterior do revestimento e o poço (anular). Finalmente, o cimento é deixado endurecer e então, testado quantoa suas propriedades, como dureza, alinhamento e vedação apropriada.

METODOLOGIA

Inicialmente, foi feito um levantamento sobre os Tipos de Revestimentos e qual a sua importância na Indústria do Petróleo. Cada componente do grupo pesquisou individualmente sobre o tema proposto.
A pesquisa para busca de informações inclui a leitura de bibliografias (apostilas e livros especializados), alémda busca na internet em “sites” de organizações (públicas e privadas) relacionadas ao tema.
Vários sites foram visitados. Como apresentavam informações parecidas, os mesmos não foram utilizados diretamente neste trabalho, mas serviram apenas como um apoio textual nas informações já encontradas nas apostilas.
Em seguida, nos reunimos e juntamos as informações encontradas sobre Revestimento.Foi feita também, uma seleção dos melhores materiais encontrados. Após essa etapa, demos início ao trabalho digitado, partindo para as ações seguintes.
Em um documento à parte, relacionamos todas as referências bibliográficas pesquisadas e logo após, buscamos e selecionamos, em sites da internet, figuras referentes ao tema do trabalho;
E para finalizar o trabalho, faremos uma apresentaçãoutilizando o recurso de Slides, em que cada componente explicitará o conhecimento adquirido sobre assunto delimitado pelo grupo.

CONCEITO DE REVESTIMENTO

Como já foi estudado, o poço é perfurado em fases, cujo número depende das características das zonas a serem perfuradas e da profundidade final prevista. Geralmente o número de fases de um poço é de três ou quatro, podendo chegar a oito. Cadauma das fases é concluída com a descida de uma coluna de revestimento e sua cimentação.
O revestimento constitui uma das parcelas mais expressivas do custo da perfuração de um poço de petróleo (15 a 20 % no mar, podendo chegar a 50 % em terra).
O número de fases e o comprimento das colunas de revestimento são determinados em função das pressões de poros e de fratura previstas, que indicam o...
tracking img