Perfuração de poços

Páginas: 7 (1679 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2011
UNP – UNIVERSIDADE POTIGUAR
CAMPOS MOSSORÓ
CST EM PETRÓLEO E GÁS
DISCIPLINA: PERFURAÇÃO DE POÇOS

ALESSANDRO GUIMARÃES DO VALE (3MA)
EDUARDO VICTOR SOARES DA COSTA
GILSON DA PAZ SEGUNDO
GABRIEL FERNANDO MENEZES
LUIZ GONZAGA NETO
ARTHUR BRUNO REBOUÇAS

MOSSORÓ.
2010.
INTRODUÇÃO

Este trabalho visa atender o requisito de avaliação da Disciplina Perfurações de Poços,Operações Especiais de Perfuração, ministrada pelo professor Kleber José Barros Ribeiro, do Curso CST Petróleo e Gás, da Universidade Potiguar (UNP).
O objetivo deste trabalho é apresentar informações sobre Perfurações de poços e Operações Especiais de Perfuração, de forma ampla veremos as varias áreas que estão ligadas ao conteúdo, desde conteúdos mais simples, até conteúdos mais vastos como oscitados no trabalho a seguir.

OPERAÇÕES ESPECIAIS DE PERFURAÇÃO
Durante a perfuração de um poço, várias operações, ditas especiais podem ocorrer. São elas: controle de kicks, operações de pescaria, testemunhagem e teste de formação.

CONTROLE DE KICKS
a) Formações de pressões normais e anormais
Uma formação é dita de pressão normal quando a sua pressão de poro for equivalente à pressãohidrostática exercida por uma coluna de água doce ou salgada que se estende desde a formação até a superfície. Portanto, o gradiente de pressão do fluido contido em seus poros poderá ter um valor compreendido entre o da água doce (0,1 kgf/cm2/m) e o da água salgada (0,107 kgf/cm2/m). Quando o gradiente da formação estiver fora destes limites diz-se que pressão é anormal.
De modo geral, as formaçõessão de pressão normal devido à acumulação de água doce ou salgada nos seus poros. No entanto, diversos fatores associados como, por exemplo, compactação, movimentos tectônicos, rapidez da taxa de deposição, intercomunicação de zonas de pressão diferentes, movimento ascendente das rochas, etc., podem criar formações de pressão anormal.
Em engenharia de petróleo é muito importante o conhecimentodas pressões das formações, pois permite perfurar o poço com taxa de penetração mais alta e determinar a profundidade de assentamento das sapatas dos revestimentos com segurança e economia.
Devido à constante preocupação de se detectar a existência de uma formação com pressão anormal foram desenvolvidas técnicas especiais que permitem a sua detecção e avaliação, tais como métodos geofísicos,parâmetros de fluidos de perfuração, análise dos cascalhos, perfilagem etc.

b) Causas de Kicks
Uma das principais funções do fluido de perfuração é exercer pressão hidrostática sobre as formações a serem perfuradas pela broca. Quando esta pressão for menor que a pressão dos fluidos confinados nos poros das formações e a formação for permeável, ocorrerá influxo destes fluidos para o poço. Se esteinfluxo for controlável diz-se que o poço está em kick; se incontrolável, diz-se em blowout.
Dentre as causas comuns da ocorrência do kick são citados:
- Peso de lama insuficiente.
- Abastecimento incorreto do poço durante a manobra.

Esta é uma das causas predominantes de kick. Ao se retirar a coluna de perfuração do poço, o volume de aço retirado deve ser substituído por um volumeequivalente de lama, mantendo a mesma pressão hidrostática no fundo do poço.
Pistoneio
Quando se retira a coluna de perfuração do poço são criadas pressões negativas, chamadas de pistoneio, que reduzem a pressão hidrostática no fundo do poço.
Lama Cortada por Gás
O gás contido nos poros de uma formação normalmente se libera dos cascalhos cortados pela broca e se incorpora ao fluido de perfuração. Estegás, ao ser deslocado até a superfície juntamente com o fluido de perfuração, sofre grande expansão e diminui a densidade da mistura. Se o fluido não for convenientemente tratado na superfície, um kick pode ser provocado.

Perda de Circulação
O decréscimo de pressão hidrostática criado por perda de fluido de circulação com o abaixamento do nível do fluido no poço pode permitir a entrada de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Perfuração de Poços
  • Perfuração de poços
  • Perfuração de poços
  • Perfuração de Poços
  • Perfuracao de poços
  • Perfuração de Poços de Petróleo
  • Perfuracao de pocos de petroleo
  • Perfuração de poços de petróleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!