Perfumes, aromatizantes e aditivos alimentares.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE TECNOLOGIA
ENGENHARIA QUÍMICA

REVISÃO DA LITERATURA
ADITIVOS ALIMENTARES, AROMATIZANTES, PERFUMES

MANAUS, 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE TECNOLOGIA
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

REVISÃO DA LITERATURA
ADITIVOS ALIMENTARES, AROMATIZANTES, PERFUMES

Relatório apresentado à disciplina Ciência da Informação da UniversidadeFederal do Amazonas, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Química.


p



2012

SUMÁRIO

LISTA DE FIGURAS 4
RESUMO 5
REVISÃO DA LITERATURA 6
1. ADITIVOS ALIMENTARES 6
1.1 ADITIVOS ALIMENTARES NA AMAZÔNIA 7
2. AROMATIZANTES 8
2.1 AROMATIZANTES NA AMAZÔNIA 9
3. PERFUMES 10
3.1 PERFUMES NAAMAZÔNIA.................................................................................. .11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................................................................13

LISTA DE FIGURAS

Figura 01 – Tipos de Aditivos Alimentares 7
Figura 02 – Urucum 8
Figura 03 – Sucos de caixas com aromatizantes de frutas. 9
Figura 04 – Paurosa................................................................................................................10
Figura 05 – Perfume com fragâncias de café 11
Figura 06 – Essências de pripioca 12

RESUMO

Os aditivos alimentares, aromatizantes e perfumes são substâncias empregadas ao ramo da engenharia química que apresentam, principalmente, como função melhorar matérias-primas já existentes. Os aditivosalimentares são substâncias que tem a capacidade de conservar e melhorar as características dos alimentos, tais como aspecto, sabor, cheiro, etc. Aos aromatizantes, cabe a função de dar gosto e cheiro aos alimentos industrializados, realçando o sabor e o aroma. Assim como os corantes, os aromatizantes também fazem com que os alimentos industrializados se pareçam mais com os produtos naturais, o que éessencial para a aceitação do produto pelo consumidor. Os perfumes, por sua vez, costumam ser definidos como uma mistura de compostos orgânicos denominados fragrância, e não apenas servem para dar cheiro aos objetos e ao corpo humano, como podem ainda ser utilizados em outros ramos, como por exemplo, no terapêutico. Os objetivos básicos deste trabalho são: conceituar os aditivos alimentares earomatizantes, explicando suas principais funções e tipos, deixando claro que os aromatizantes, assim como os flavorizantes, são considerados aditivos alimentares; apresentar uma definição clara para perfumes, definindo inclusive, as partes da fragrância; e por último, destacar que a biodiversidade vegetal amazônica tem uma contribuição importante para a produção e obtenção dessas substâncias, já queé responsável por cerca de 10% de todas as espécies de plantas existentes na terra. Estas plantas, de acordo aos estudos científicos, são destinadas tanto a contribuição da produção de aditivos alimentares, aromatizantes e perfumes como para muitos outros fins.

REVISÃO DA LITERATURA

1. ADITIVOS ALIMENTARES

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), "aditivos alimentares são matérias nãonutritivas que se incorporam intencionalmente aos alimentos, em geral em pequena quantidade, para melhorar seu aspecto, seu sabor, sua consistência ou suas propriedades de conservação".
Schvartsman (1982) classifica os aditivos alimentares de acordo com as "funções" que estes são capazes de desempenhar nos alimentos.
Os principais aditivos alimentares são:
- ACIDULANTES: são substânciascapazes de comunicar ou intensificar o gosto acídulo dos alimentos.
- ANTIOXIDANTES: são compostos que previnem a deterioração dos alimentos por mecanismos oxidativos.
- AROMATIZANTES E FLAVORIZANTES: são substâncias que apresentam propriedades odoríferas ou sápidas, ou seja: têm como função dar cheiro ou gosto aos alimentos aos quais são adicionadas.
- CONSERVANTES: são substâncias capazes de...
tracking img