Perfume de mulher

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Perfume de Mulher – 1992, EUA. Direção: Martin Brest. Elenco principal: Al Pacino, Chris O’Donnell, James Rebhorn, Philip Seymour Hoffman, Gabrielle Anwar. Duração: 156 minutos.

Sinopse: Charlie,um jovem estudioso e simples, é contratado para cuidar por um fim-de-semana de Frank, um ex-coronel carismático, depressivo e cego – e acaba viajando para Nova York com ele.

Martin Brest é umdiretor irregular. Nos últimos 18 anos, realizou apenas dois filmes: o controverso Encontro Marcado e o massacrado pela crítica Contato de Risco. Sua direção em Perfume de Mulher é discreta – assim como oroteiro, que segue fórmulas tradicionais ao desenvolver uma relação de amizade improvável. Como, então, o longa se tornou um marco do cinema nos anos 90? As respostas são simples: o protagonista Franke a força da interpretação de Al Pacino.

Perfume de Mulher é um filme basicamente ancorado no carisma de seu protagonista. O Coronel Frank é um personagem fascinante e recheado de ambiguidades –depressivo, mas com momentos de euforia; muito arrogante e seguro, mas com pena de si mesmo; cego, mas com uma percepção muito aguçada de tudo que o cerca. Frank, por um lado, é inegavelmente cativantee generoso. É um apaixonado pelo sexo oposto, sempre elegante com as mulheres – o Coronel tem a peculiaridade de sempre adivinhar-lhes o perfume. Em uma cena memorável, dança tango com uma garota quetinha esse desejo, mas não era acompanhada pelo namorado. É ainda gentil com todos que o servem – além de oferecer-lhes sempre boas gorjetas.

Contudo, Frank também é um homem intimidador e triste.Em sua cena inicial, surge em tela sombrio, iluminado apenas por uma fresta de sol. Reside em um ambiente em tons pastéis – em contraste com a colorida casa de sua sobrinha. Ao longo do filme, é, emvários instantes, violento e desagradável, como em um jantar na casa do irmão. Tal agressividade é, em parte, fruto de um sofrimento profundo por ter perdido a visão – o Coronel chega a dizer que...
tracking img