Perfilagem l

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Perfuração I Prof. Elmar Mourão

PERFURAÇÃO I

EMENTA

Fundamentos da perfuração. Instrumentos utilizados na perfuração. Rotina operacional das sondas de perfuração. Diferentes tipos de operações.

2

Prof. Elmar Mourão

1

PERFURAÇÃO I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Unidade 1. Equipamentos da Sonda de Perfuração Unidade 2. Coluna de perfuração Unidade 3. Brocas Unidade 4. Fluídos deperfuração
3

Prof. Elmar Mourão

PERFURAÇÃO I

Quando falamos em aspectos ambientais não podemos deixar de pensar em poluição, vazamento, acidentes com danos ambientais, etc... Poluição do AR – A queima de combustíveis fósseis libera gases e partículas no ar. Óxidos de Enxofre, Monóxido de Carbono, Metais Tóxicos e Material Particulado. Chuva Ácida – Alem de risco para saúde, os compostos deEnxofre e Nitrogênio causam danos ao Ecossistema. Mudança Climática e Aquecimento Global – No Efeito estufa o Dióxido de Carbono é o grande vilão.
4

Prof. Elmar Mourão

2

PERFURAÇÃO I

A perfuração de um poço de petróleo é realizada por meio de uma sonda de perfuração, a qual é formada por um conjunto de sistemas compostos por diversos equipamentos. As sondas podem ser de aplicaçãoonshore ou offshore, conforme ilustrado abaixo:
Onshore Offshore
Prof. Elmar Mourão Prof. Elmar Mourão

5

PERFURAÇÃO I

EQUIPAMENTOS DA SONDA DE PERFURAÇÃO O agrupamento dos equipamentos formam os diversos sistemas de uma sonda, sendo esses os principais: o Sistema de sustentação de cargas o Sistema de geração e transmissão de energia o Sistema de movimentação de carga o Sistema de rotação oSistema de circulação o Sistema de segurança do poço o Sistema de monitoração o Sistema de subsuperfície (coluna de perfuração)

6

3

PERFURAÇÃO I

Sistema de sustentação de cargas Trata-se da estrutura metálica ou torre ancorada em uma subestrutura de fundação.

Torre

de

perfuração

7

Prof. Elmar Mourão

PERFURAÇÃO I

Sistema de geração e transmissão de energia É osistema responsável pela geração da energia necessária para acionar os diversos equipamentos da sonda.

Normalmente essa energia é gerada por motores a diesel, os quais produzem energia elétrica. Contudo, em plataformas onde exista produção de gás, é comum utilizar turbinas movidas a gás natural para geração da energia elétrica.

8

Prof. Elmar Mourão

4

PERFURAÇÃO I

Sistema demovimentação de carga Esse sistema permite movimentar as colunas de perfuração, de revestimento, além de outros equipamentos. Os

principais componentes são: guincho, bloco de coroamento, catarina, cabo de perfuração, gancho e elevador.

Guincho
9

Catarina

Gancho Bloco de coroamento

Prof. Elmar Mourão

PERFURAÇÃO I

Catarina

Gancho

Bloco de coroamento

Guincho

10

Prof.Elmar Mourão

5

PERFURAÇÃO I

Sistema de rotação Em sondas convencionais a coluna de perfuração é girada pela mesa rotativa que se encontra na base da sonda. Essa rotação é transmitida por meio do kelly, que é um tubo de seção poligonal preso no topo da coluna de perfuração.
Kelly

Mesa rotativa

11

Prof. Elmar Mourão

PERFURAÇÃO I

Outro componente do sistema rotativo é a cabeçade injeção ou swivel, que fica pendurado no gancho. É o equipamento que separa os elementos rotativos dos estacionários. A parte superior do swivel não gira e sua parte inferior permite a rotação. Assim, o swivel permite a injeção do fluido de perfuração na coluna, em meio à rotação do sistema.
swivel

12

Prof. Elmar Mourão

6

PERFURAÇÃO I

Em sondas modernas a mesa rotativa ésubstituída pelo top drive ou motor de fundo, que promovem diretamente a rotação da coluna de perfuração, sem necessidade do kelly. O top drive nada mais é do que um motor instalado no gancho, junto ao swivel, no topo da coluna de perfuração, como ilustrado abaixo:

13

Prof. Elmar Mourão

PERFURAÇÃO I

O motor de fundo é um motor hidráulico tipo turbina, instalado no fundo da coluna de...
tracking img