Perfil profissional do turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Perfil do Profissional
O profissional formado em Turismo deve estar preparado para exercer cargos administrativos nas empresas turísticas, em especial atuar no gerenciamento e treinamento de recursos humanos nas áreas de hospedagem, alimentação, lazer, entretenimento e outros empreendimentos similares. Deverá adquirir, através da construção do seu conhecimento, capacidades para gestão comespírito empreendedor, para planejar e articular atividades turísticas. Os profissionais estarão capacitados para atuar em organismos públicos ou privados de turismo e em especial nas empresas hoteleiras (Hotéis, Motéis, Albergues, SPA's, Estâncias Hidrominerais), empresas ligadas a aérea de Alimentos e bebidas, bem como em planejamento e assessoria turística, promoção de eventos, agências de viagens,transporte turístico, congressos e feiras. Também não podemos nos esquecer do Ecoturismo, que hoje é de suma importância para todos que se preocupam com a conservação ambiental. O Turismo de Aventura que enche de adrenalina os apaixonados por esportes radicais e o Turismo Rural que envolve a todos com o cotidiano e a rotina dos que vivem no campo.

Perfil do Profissional Formado em Turismo:.Ser empreendedor e Criativo;

. Ser capaz de assumir as funções gerais dentro das empresas;

. Ser responsável pelos diferentes serviços de um hotel, agências de viagens, Cias aéreas; Operadoras e consolidadoras, empresas de aluguel de automóveis, redes de alimentos e bebidas; empresas de eventos entre outros segmentos voltados para o turismo;

. Ser um profissional capaz de promover, planejare organizar atividades relacionadas à área turística;

.Ser ágil e ativo na difusão e criação de uma consciência social de valores ambientais, de conservação e difusão da tradição cultural e histórica de sua Região e do Brasil, compatíveis com o desenvolvimento sustentável.

Com a Globalização e o avanço da tecnologia surge o aumento da oferta de produtos Turísticos, fabricados com maiorqualidade, o que acarreta entre os produtores Turísticos em uma exigência com relação à mão de obra qualificada, o que conduzirá as empresas a adequarem sua infra-estrutura de serviços aos novos tempos. Mas para que isso ocorra é necessário que a especialização e a capacitação destes profissionais sejam fundamentais para a sua contratação.

O desenvolvimento tecnológico dos transportes nas últimasdécadas, e o maior tempo livre, além de melhores condições financeiras das pessoas, faz com estas procurem evadir-se dos grandes centros, procurando livrar-se do stress do dia a dia e ficar de bem com a vida e com o bem estar físico e mental, com isso procuram o setor turístico que se altera, resultando em um aumento da demanda turística.

Por isso acreditamos que a qualidade dos serviçosoferecidos pelas empresas turísticas dependem principalmente de uma mão de obra qualificada, ou seja, com profissionais preparados para um mercado cada vez mais exigente e promissor.

A primeira a criar o curso foi a Faculdade de Turismo do Morumbi, atual Universidade Anhembi-Morumbi em São Paulo, em 1971, a segunda foi a Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas – atual CentroUniversitário Ibero-Americano/ UNIBERO em São Paulo em 1972.

Outras, após essas primeiras experiências, iniciaram novos cursos de turismo, mas o curso toma mais força como objeto de estudo acadêmico e científico em 1973, quando a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP - cria o curso de turismo, sendo a primeira universidade do país a oferecer um curso de turismo.Posteriormente outras universidades criam o curso de turismo, como a Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1974, e a Universidade Católica de Pernambuco, em 1975.

Neste trabalho restrinjo meu interesse ao estudo do período final da década de 1960 e a década de 1970, especialmente os primeiros anos, por crer que há variáveis de cunho sócio-histórico que podem ser resgatados para...
tracking img